Em Caná da Galileia…


Domingo XXX do Tempo Comum, ano B

Reflexão semanal, escrita pela Teresa, sobre as leituras do domingo seguinte, publicada no jornal diocesano Correio do Vouga LARGUEMOS A CAPA O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo, canta o salmo este domingo. Quantas maravilhas o Senhor fez e continua a fazer em favor do seu povo! Estaremos atentos? Bartimeu era um pobre cego, sentado à beira do caminho a pedir esmola. Um dia, deu-se conta de que algo diferente se passava. À sua volta, a multidão comprimia-se, numa agitação invulgar. Foi então que lhe contaram que Jesus de Nazaré ia a passar. Bartimeu não hesitou: “Jesus, Filho(…)

Ler mais

A Ele pertencemos

Tu modelaste as entranhas do meu ser e formaste-me no seio de minha mãe. Dou-te graças por tão espantosas maravilhas, admiráveis são as tuas obras. Quando os meus ossos estavam a ser formados, e eu, em segredo, me desenvolvia, tecido nas profundezas da terra, nada disso te era oculto. Os teus olhos viram-me em embrião… (Sl 139/138) “Mãe, o Daniel ainda só ouve Deus, ou já nos ouve a nós?” “Já nos ouve a todos, sim.” “Que grande confusão naquela cabeça, com tantas vozes diferentes! Achas que nos vai reconhecer quando nascer?” “Claro! Já vos conhece a todos. Vocês passam(…)

Ler mais

Preparando o Holywins…

Como vão os preparativos aí em casa? Tudo a postos para o Holywins, na noite de 31 e durante todo o dia 1 de novembro? Aqui, os preparativos já começaram. A primeira coisa a fazer é conhecer vidas de santos. Assim, foi preciso fazer alguma investigação nos imensos livros que temos em casa, bem como na Internet. Contaram-se histórias, partilharam-se ideias, conversou-se sobre a santidade a que todos somos chamados. Depois, há que meter mãos à obra. Que materiais temos cá em casa para vestir os nossos pequenos e grandes santos? É que esta festa é para todos, pais e(…)

Ler mais

Domingo XXIX do Tempo Comum, ano B

Reflexão semanal, escrita pela Teresa, sobre as leituras da missa do domingo seguinte, publicada no jornal diocesano Correio do Vouga SERVIR É SER GRANDE Mais um domingo, e Jesus continua a caminho de Jerusalém. Longa, esta viagem, que Jesus aproveita para evangelizar os seus discípulos! Longa para nós também, pois como para eles, também para nós passa domingo após domingo sem que aprendamos a lição… “Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda”, pedem a Jesus os manos Tiago e João. Já naquele tempo se subia na vida à custa dos famosos(…)

Ler mais

Um milhão de crianças reza o Terço pela paz

Conhecem a iniciativa da Ajuda à Igreja que Sofre? Se ainda não, podem ler sobre ela aqui. Hoje, um pouco por todo o mundo, as crianças irão rezar o Terço pela paz. Irão rezar nas escolas católicas, em casa, com as suas famílias, nas suas paróquias. Irão rezar em Fátima, logo à tarde, às 18h30, numa oração presidida por D. António Marto e transmitida pelos meios de comunicação social católicos. Ou não tivesse sido em Fátima que Nossa Senhora pediu a três crianças para rezar o Terço todos os dias! Certamente que, nas casas das Famílias de Caná, as crianças(…)

Ler mais