Em Caná da Galileia...


A santidade segundo dois Franciscos e um cântico

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

À entrada da nossa casa, emoldurada, está a Oração de S. Francisco de Assis. Desde pequena que a rezo de cor, e os nossos filhos aprenderam a rezá-la também. Sempre me pareceu que esta oração continha o segredo da santidade e, consequentemente, o segredo da felicidade.

Ser santo é ser instrumento da paz do Senhor. Ser santo é esquecermo-nos de nós mesmos, do nosso conforto, do nosso tempo livre, do nosso prazer, dos nossos sentimentos feridos, dos nossos amuos, até dos nossos sonhos – para amar o próximo, e fazê-lo com intensa alegria.

O Papa Francisco acaba de nos escrever uma carta, uma belíssima carta sobre a santidade de todos os dias, a santidade a que todos somos chamados. Já a leram? Eu já espreitei no site do vaticano, mas estou à espera de a ter entre mãos para a poder sublinhar, dobrar as folhas, escrevinhar ao lado, enfim, “mastigar”.

Do pouco que li, já percebi que os dois Franciscos estão de acordo. Ou não fosse o Evangelho comum a ambos! O segredo da santidade está em procurar antes consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado. É a lei das Bem-aventuranças, a lei de um Deus que Se entrega até ao fim, a lei do grão de trigo que dá fruto ao morrer, a lei do pastor que prefere salvar uma ovelha que salvar-se a si mesmo – leis que desafiam toda a lógica humana, mas que conduzem à plena felicidade.

Num destes dias, a Clarinha pegou na Oração de S. Francisco e musicou-a. Depois cantou-a cá em casa à guitarra, e todos nos apaixonámos por tão bela canção. Durante as férias de Páscoa, no silêncio da nossa igreja paroquial, a Clarinha gravou o seu cântico, e hoje tenho o enorme prazer de o partilhar convosco. Aqui fica. Que esta oração esteja nos nossos lábios e no nosso coração, para com S. Francisco, aprendermos o segredo da santidade! Ámen.

7 Comments

  1. Helena Atalaia

    É uma oração linda! Obrigada Clarinha 😘

  2. Que bela forma de começar a semana!
    Precisamos mesmo destas músicas em MP3 para termos uma playlist que possamos levar para todo o lado!!!
    Que Deus te abençoe Clarinha e continua a fazer render os dons que Ele te deu!
    Bjs

    • Um a um, os sonhos vão-se tornando realidade… Lá chegaremos 🙂 Há bons planos, sim!!!

  3. Olá Teresa, gosto de rezar a oração de S.Francisco.

    Mas musicada, ainda se torna com mais sentido.

    Parabéns, para a Clarinha por este e outros trabalhos.

    Abraços.

  4. Vera Vaz Ribeiro

    Eu desde os meus 13 anos canto essa oração que aprendi no Colégio São Francisco de Assis em São Paulo .o ritmo e diferente .gosto muito

  5. Natércia Fernandes

    Que linda!! Bravo Clara. Bendito seja Deus pelos dons que nos dá.
    Bjinhos de saudades

  6. Maria Clara Power

    Espero que esta música vos ajude a rezar e a aproximar de Deus, tal como me ajuda a mim!
    Beijinhos e obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *