Em Caná da Galileia...


A Semana da Vida e a eutanásia

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Como todos os anos, neste mês de maio voltaremos a celebrar, na Igreja, a Semana da Vida. Será a semana entre a Ascensão do Senhor e o Pentecostes, ou seja, de treze a vinte de maio. Pelo meio, teremos o Dia da Família, 15 de maio.

Este ano, a Semana da Vida surge poucos dias antes da votação, no Parlamento, da lei que aprova a Eutanásia. Como na maioria dos países ocidentais, também em Portugal se tem vivido um crescendo aflitivo, uma sequência de aprovações legislativas que nos recordam aquela experiência dos sapos dentro de água ao lume, conhecem? Se colocarmos um sapo numa caneca de água a ferver, ele salta lá de dentro e salva-se; mas se o colocarmos numa caneca de água fria, e a formos aquecendo em lume brando, o sapo não se apercebe do que se passa, e morre sem dar por isso. Por cá, no nosso país de brandos costumes, o lume vai aquecendo, e se não saltarmos fora da água enquanto ainda estamos a tempo, será demasiado tarde.

De facto, por estes lados já tudo é legal: aborto, casamentos homossexuais, barrigas de aluguer, ideologia de género (poucos deram conta da sua votação em Parlamento), e agora, a partir de 29 de maio se a lei for aprovada, a eutanásia.

E nós, Igreja Católica? O que estamos a fazer para contrariar esta cultura de morte? Os nossos bispos foram claros, na carta que escreveram. E certamente que tem havido paróquias muito ativas nesta luta. Mas também há paróquias onde os paroquianos ainda nem se aperceberam da “temperatura da água”. Mais grave ainda, há católicos que se declaram a favor de todos ou de alguns destes “temas quentes”, ignorando por certo que a nossa Igreja não tem opiniões sobre eles: tem doutrina.

Aqui fica um desdobrável da Comissão Episcopal do Laicado e Família, que podem descarregar, com sugestões de iniciativas e de orações para a Semana da Vida: SemanaVidaFolheto

Aqui fica também um cartaz com uma sugestão de mobilização diante da Assembleia da República:

Na nossa paróquia, no próximo sábado teremos às 15h duas horas de adoração no Santuário, pedindo ao Senhor da Vida que venha em auxílio do nosso país e dos nossos governantes. Depois, como fazemos todos os sábados e domingos durante o mês de maio, rezaremos o Terço no Canto de Caná.

Venham daí as vossas iniciativas! Desafiamos todas as Famílias de Caná a participar na Semana da Vida, pela ação e pela oração. Ainda vamos a tempo, pois a Deus, nada é impossível…

One Comment

  1. Maria Isabel Silva Portela

    Eu sou a favor da vida, contra eutanásia, se na minha zona houver manifestação contra a essa lei diabólica eu irei, mas pelo menos já ando a pedir à Nossa Senhora que não permita que essa má lei entre no nosso País já temos demasiado lixo, S. Miguel Arcanjo nos defenda. pedirei sempre a Deus que nos proteja. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *