Atividades de evangelização

atividadesevangelizacao@familiasdecana.pt

Árvore de Jessé e alguns desafios

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

A Árvore de Jessé é talvez o desafio natalício trazido para Portugal pelas Famílias de Caná que mais entusiasmo tem suscitado nos nossos leitores, bem como nos lugares onde temos ido testemunhar. Alguns leitores estão apenas este ano a descobrir este site, e por isso nunca ouviram falar de tal coisa. Escrevi sobre a Árvore de Jessé aqui . Inspirem-se e ponham mãos à obra!

Alguém me perguntou, por mail, se a Árvore de Jessé deve ser feita à parte da Árvore de Natal. Naturalmente que cada família faz o que acha melhor. Mas a ideia da Árvore de Jessé não é criar uma “árvore paralela”, ou desvalorizar a árvore tradicional. Para quê duplicar as árvores? A ideia é antes dar um sentido mais profundo à Árvore de Natal, tão querida de todos nós. A Árvore de Natal, enfeitada e cuidada, é em si mesma um símbolo da esperança que nunca morre, nem no mais frio inverno. Mas se a cobrirmos das Histórias da Bíblia, dia após dia, ela torna-se ainda mais profundamente cristã. Deixa de ser apenas um símbolo do Natal, para se tornar em catequese familiar, em livro de histórias, em Bíblia ilustrada. A nossa Árvore de Natal está linda, mas quando terminar o Advento, estará ainda mais bela, toda coberta da Palavra de Deus.

No ano passado, por esta altura, lancei o desafio às Famílias de Caná: haverá algum artista entre nós capaz de desenhar os símbolos da Árvore de Jessé? Já temos os nossos próprios textos (Vejam em Orações), mas não temos as nossas próprias imagens para partilhar gratuitamente com todo o mundo. O desafio já tem resposta: a Família Atalaia lançou mãos à obra! O Tiago, o pai, tem o dom da pintura. Em família, ao longo deste Advento, irá criar os símbolos da Árvore de Jessé e pendurá-los na sua Árvore. Se Deus quiser, neste Natal teremos uma bela prenda para vos oferecer! Olhem só como o Tiago trabalha:

Que a Árvore de Natal, transformada em Árvore de Jessé, seja em nossas casas um lugar de encontro privilegiado entre Tempo de Família e Tempo de Deus. Ámen!

One Comment

  1. Bom dia!
    Só este ano letivo tomei conhecimento deste movimento e não conhecia esta atividade de preparação para o advento.
    Ontem com o atraso de um dia iníciámos as leituras. Não tenho ainda os símbolos porque a minha filha tem jeito para o desenho e gostava que ela as tentasse desenhar, vamos adiar para o fim de semana. Mesmo que este ano não se faça completa, é um início…
    Obrigada pela partilha e pelo desafio.
    Sara

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *