Em Caná da Galileia...


Compromissos Famílias de Caná

Páscoa é tempo de compromisso. Compromisso com o Ressuscitado, que nos amou primeiro, e a quem agora queremos amar até ao fim. Assim fizeram os Apóstolos, assim fazem as Famílias de Caná.

Há quase um ano, no dia três de junho, as primeiras Famílias de Caná fizeram o seu compromisso, na presença do nosso bispo e em dia da inauguração do Canto de Caná. Éramos vinte famílias. Que dia divino passámos!

Famílias de Caná comprometidas, 3 de junho 2017

O senhor bispo virá de novo a Mogofores no próximo dia 28 de abril, sábado. Virá pregar um retiro a todos os que desejarem escutar, sejam ou não Famílias de Caná. Aproveitaremos a sua presença entre nós para, no final do retiro, durante a Eucaristia, renovarmos os nossos compromissos. E seria também fantástico ter novas famílias a fazer o seu compromisso, não vos parece?

Ao longo deste ano, temos percorrido o país a anunciar o Evangelho da Família, testemunhando a alegria de sermos família católica e Família de Caná. Foram centenas, as famílias que nos escutaram. No final dos testemunhos, muitos vieram falar connosco, pedir-nos orações, agradecer-nos o testemunho, assegurar-nos que as nossas palavras iriam causar verdadeiros tsunamis nas suas vidas familiares.

Chegou a hora de perguntar: onde estão estas famílias? Que mudanças reais pôde Deus operar nas suas vidas desde o dia em que foram desafiadas a beber das seis bilhas de Caná? Duas ou três, não mais, das que visitámos neste ano pastoral, ficaram em contacto connosco, via net e pessoalmente, contactando-nos por mail e visitando-nos em casa e no Canto de Caná. Mas sabemos, com toda a certeza, que muitas mais se lançaram a percorrer a estrada da santidade.

Ainda estamos todos a tempo de decidir: queremos renovar o nosso compromisso Família de Caná, que assumimos no ano passado? Queremos fazer o compromisso pela primeira vez, prometendo diante da Igreja, reunida com o seu bispo, que daremos tudo por tudo para viver o carisma, a espiritualidade e a missão das Famílias de Caná?

O texto da nossa Carta Fundacional e o texto do compromisso estão disponíveis aqui no site, na barra lateral esquerda. Imprimam-nos, meditem-nos em família, rezem-nos, decidam. E depois contactem-nos por e-mail ou venham visitar-nos. Para fazer o compromisso pela primeira vez, é preciso um encontro prévio com a nossa família.

Não hesitem! O Senhor Jesus gosta de gente decidida. E mesmo a viagem mais longa começa com um pequeno passo.

Em Eventos, encontram a indicação do retiro de dia 28 de abril e a respetiva inscrição, gratuita como sempre. Tragam o piquenique do costume, ou não fôssemos nós adeptos das Bodas!

Quanto às famílias da Suíça… Para quando, os compromissos? Não seria lindo fazê-los naquele magnífico santuário de Nossa Senhora, no meio da neve branca, no próximo ano?…

Uma Santa Páscoa a todos, com votos que os vossos e-mails venham entupir a nossa caixa de correio! Aleluia! Aleluia!

3 Comments

  1. Rita Meneses Rebelo

    Que saudades desse dia! La estaremos dia 28!!!!! Que maravilha!

  2. Bom dia! Mais um marco no caminho com Cristo… lugar comum, mas tão preciso, porque necessário e claro, na vida do dia-a-dia… ser de Cristo e com Cristo no caminho.
    Não num claustro, não num retiro, mas no trânsito, nos gabinetes soturnos, na indiferença dos outros… nós Jesus, na vida que nos acontece viver, com a nossa família e na procura de sintonia, para que quando a brisa da tarde soprar, o Senhor nos encontre, e não nos sintamos nus.

  3. Helena Atalaia

    Lá estaremos, se Deus quiser!! 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *