Em Caná da Galileia...


Domingo XIV do Tempo Comum, ano B

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Reflexão semanal, escrita pela Teresa, sobre as leituras do domingo seguinte, publicada no jornal diocesano Correio do Vouga

ACOMODADOS OU LEVANTADOS?

Só a Palavra de Deus consegue, de uma vez, incomodar profundamente, remexendo nos nossos preconceitos, e confortar-nos também profundamente, provando-nos que não há nenhuma limitação humana que impeça a graça de Deus de atuar em e através de nós.

“Naqueles dias, o Espírito entrou em mim e fez-me levantar”, conta o profeta Ezequiel, recordando o seu chamamento. Como no domingo passado e em tantos outros, também hoje nos é dito que a primeira ação de Deus nas nossas vidas consiste em fazer-nos levantar. “Levanta-te”, repete o Senhor do Génesis ao Apocalipse, e repete-o todos os dias. O Papa Francisco tem denunciado os “cristãos de sofá”, acomodados a este mundo, recebendo as notícias de sofrimento dos irmãos pelo televisor enquanto tomam uma bebida refrescante. Precisamos, hoje e sempre, que o Espírito do Senhor nos faça levantar, nos incomode, nos desinstale. Precisamos de nos sentir enviados.

Como o profeta Ezequiel, talvez o nosso principal obstáculo seja a sensação de inutilidade da profecia. Hoje, como ontem, somos enviados “a um povo de cabeça dura e coração obstinado”. Parece-nos que a denúncia e o anúncio são em vão e por isso não nos damos ao trabalho de nos levantarmos. Para quê? Mas Deus não olha ao resultado. A Ele, só importa o nosso esforço. “Saberão que há um profeta no meio deles”, diz-nos. Não desanimemos nem baixemos os braços ou a voz! Levantemo-nos e, com coragem, proclamemos: “Eis o que diz o Senhor”.

E foi para cumprir a sua missão que Jesus regressou um dia à sua terra. Fazendo uso dos seus direitos de judeu adulto, entrou na sinagoga e comentou a Palavra proclamada. Mas os seus conterrâneos não Lhe deram crédito: como se atrevia o carpinteiro da aldeia a comentar a Palavra de Deus? Essa era a tarefa dos Doutores da Lei e outros intelectuais. Jesus era de origem humilde, oriundo de uma terra que nenhum livro do Antigo Testamento ousa sequer mencionar, tal a sua insignificância.

Esta Palavra continua a ser pedra de tropeço para nós. De facto, não só no mundo, como também na Igreja temos imensa dificuldade em dar crédito a alguém que não tenha o Dr atrás do nome. Basta pegarmos num qualquer desdobrável anunciando um evento para nos apercebermos que a primeira informação que nos é fornecida é o título honorífico do palestrante e o curso que concluiu. Como os conterrâneos de Jesus, dois mil anos depois também nós temos dificuldade em dar ouvidos a um qualquer “filho de carpinteiro”, não importa o quão profético seja o seu testemunho.

E no entanto, Deus continua a confundir-nos. Escolhe três pastorinhos ignorantes, na mais remota aldeia serrana de Portugal, para lhes confiar uma mensagem para o mundo inteiro; escolhe doutores da Igreja entre gente iletrada, como Santa Catarina de Sena; escolhe para padroeiro dos sacerdotes um humilde padre com graves limitações intelectuais, tão graves que os seus superiores decidiram enviá-lo para a mais insignificante aldeia da diocese, Ars; vai buscar grandes papas “ao fim do mundo”, como o Papa Francisco afirmou no dia da sua eleição, ou como S. João Paulo II…

Aos Coríntios, S. Paulo explica a forma de agir de Deus: “Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se manifesta todo o meu poder”, diz-lhe o Senhor. Deus sente uma atração irresistível pelo último lugar e pelos que o ocupam. A nossa miséria atrai a sua misericórdia como um íman. O nosso nada atrai o seu tudo como força gravítica. Pelo contrário, a nossa mania das grandezas afasta-O para longe de nós. Assim, precisamos de baixar a nossa voz para escutarmos a de Jesus; baixar a nossa cabeça para que o mundo veja a sua; diminuir para que Ele cresça. Só a humildade conquista o Coração de Deus.

Por isso S. Paulo considerava providencial o “espinho na carne” que tanto o incomodava, uma qualquer limitação física, psíquica ou espiritual com que teve de lidar talvez a vida inteira. Esta sua luta fazia-o tomar consciência do contraste entre a grandeza de Deus e a sua pequenez, abandonando a vaidade que nos torna ridículos diante de Deus e fixando em Jesus os seus olhos “como os olhos do servo se fixam nas mãos do seu senhor”.

Assim, é com alegria que somos desafiados a acolher as dificuldades, as doenças, a falta de reconhecimento dos demais, as limitações inerentes à nossa condição humana concreta: nada pode impedir o Senhor de agir em e através de nós! Pelo contrário: “quando sou fraco, então é que sou forte”.

Missa de domingo. Estamos aqui porque escutámos o apelo do Senhor: “Levanta-te!” E vamos escutá-lo de novo no fim, ao sermos, como Ezequiel e Paulo, enviados. Não vamos ripostar, lamentando não ter a fama, as condecorações, a saúde ou a inteligência adequadas, nem nos vamos vangloriar, considerando-nos superiores aos demais por algum título mundano. Vamos simplesmente, esquecidos de nós mesmos, entregar-nos ao seu cuidado e anunciá-l’O a todos com alegria. “Basta-te a minha graça!” Ámen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *