Em Caná da Galileia...


E o retiro foi assim…

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

No domingo dia 16, a Eucaristia das dez no Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora foi particularmente concorrida: é que à nossa paróquia juntaram-se Famílias de Caná e outras famílias do país inteiro, dando início ao seu retiro Família Martin, Farol de Santidade. Que grande alegria a nossa, poder fazer este retiro agora!

No fim da Eucaristia, juntámo-nos na quinta, em redor do Canto de Caná, para um momento lúdico de convívio e apresentações, com uma sessão de aquecimento físico organizado pela Clara e pelo Francisco e com a ajuda de alguns novelos de lã…

Depois, as crianças e os adolescentes ficaram entregues ao Niall e à São, enquanto eu fiz os ensinamentos sobre a Família Martin aos jovens e adultos. E parece que todos gostaram de estar onde estiveram!

Ainda houve tempo para um magnífico piquenique, muita conversa e brincadeira. Os pequeninos estavam extasiados, revendo velhos amigos e fazendo novos, enquanto os adultos procuravam pôr a conversa em dia e conhecer-se melhor, visto haver sempre algumas famílias que vêm a estes encontros pela primeira vez, o que para nós é uma alegria.

Seguiu-se um belo momento de oração, com Terço e Consagração, no Canto de Caná.

  

Antes do dia terminar, cantámos os parabéns ao David, que fez doze anos na sexta-feira (dia da Exaltação da Santa Cruz) e, no espírito de simplicidade própria do nosso Movimento, optou por não fazer uma festa de anos para os amigos em casa, preferindo festejar com os amigos de Caná, durante o retiro. Foi, nas suas palavras, uma ótima escolha!

Por fim, e perante o entusiasmo dos adolescentes, fomos todos visitar a “tenda da reunião” por eles construída durante todo o dia, e cuidadosamente enfeitada pelos mais pequeninos. Digam lá se não estava linda? Eu sei que é difícil perceber, pelas fotografias, a arquitetura desta magnífica tenda, mas eles acharam-na o máximo:

O dia chegou ao fim com o já tradicional “concurso” não planeado “vamos ver quem é o último carro a abandonar o Santuário”. A vitória, muito disputada, foi nossa, pelas oito da noite, cumprindo assim a vontade da Sara, que toda suja de terra e suor, me pedira momentos antes: “Mamã, por favor, podemos ser os últimos, e ir embora só quando já não houver nenhum menino com quem brincar?”

Antes do retiro, muitos leitores do site me tinham pedido a gravação dos ensinamentos, para poderem acompanhar em casa. O João Miranda Santos, o nosso Webmaster, foi um grande entusiasta da ideia, e logo tratou de pôr mãos à obra. Assim, o retiro já está disponível no nosso Canal Oficial do Youtube na totalidade, ou seja, com os três ensinamentos que foram transmitidos também em direto. Vejam, partilhem, e façam a vossa meditação familiar a partir da história de santidade da Família Martin. Vão ver que vale a pena…

8 Comments

  1. Obrigada pela partilha Teresa!
    Ontem foi dia de festa, de Nossa Senhora da Boa Viagem, de Nossa Senhora da Luz também! Festa de sempre dos meus bisavós maternos e noutra freguesia, festa de quem anda nas águas no seu dia-a-dia. Lá nos repartimos, entre ambas! A ida a Mogofores não foi possível…
    Mas vou procurar ouvir as suas reflexões!

  2. Vi no YouTube. Estava muito bem. Gostei.
    Bjs e bem hajam

  3. Catarina Silva

    Também vi no youtube!
    Gostei muito e deu-me bastante que pensar!
    Obrigada a todos pela trabalheira que tiveram, sobretudo à Teresa que , mesmo muito gravida, lá esteve de pé a apresentar a família Martin e todos os seus ensinamentos, bem como aos excelentíssimos Francisco e João (webmasters de serviço), sem os quais teria sido impossível assistir à distância 🙂
    E por último (sendo que os últimos são sempre os primeiros, diz-se!), parabéns ao David pelo seu aniversário! Que cresça sempre muito feliz e rodeado de bons amigos!

  4. Helena Atalaia

    Foi um dia extraordinário! Obrigada Teresa e a todos os que ajudaram neste retiro!! A nossa família, dos 5 aos 44 anos usufruíram de tempo de amizade, formação e alegria. E quem tem filhos; tanto pequenos como jovens, sabe que é difícil agradar a todos! Mas, assim foi!

  5. Pois eu vi ao vivo e cores e agora vou re-ouvindo pelo YouTube!
    De uma revelação inesgotável a vida da Família Martin.
    Vale a pena mastigar e digerir com tempo os ensinamentos deste retiro. Revelador e inspirador em tantos aspectos da minha vida familiar.
    E o Gaspar passa a vida a dizer “aquela tenda… Eu nunca fiz uma tenda tão boa! Fomos todos arranjar aquilo tudo ali à volta. Estava mesmo gira, nao estava?”

  6. Obrigada Teresa ! Foi um retiro muito rico, e com meditações em casal depois de cada tema. Gostámos muito! De fato, aprofundar a vida da família Martin é um tesouro para aprofundar a nossa caminhada espiritual familiar rumo à santidade. Um muito obrigado à São e ao Niall que foram incansáveis com as crianças! E aproveitem, vale muito a pena ouvir e re-ouvir no Youtube!

  7. Bendito seja Deus, que o Seu Reino se atei-e por todas as famílias da terra, através de Sua Mãe Maria e seus filhos e filhas na terra. Bela Missão juntos rezemos o Pai nosso e a avé-Maria, todos os dias uns pelos outros. Que Deus vos abençoe e o Espírito Santo vos ilumine na companhia de Maria. Irmã Adelaide

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *