Atividades de evangelização

atividadesevangelizacao@familiasdecana.pt

Festa da Palavra em Mogofores

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

A Festa da Palavra é, na nossa paróquia há já vários anos, uma grande festa. Quando o Santo Padre pediu que se fizesse esta festa uma vez por ano em todas as paróquias do mundo, nós exultámos: aqui já acontecia, não apenas para um ano de catequese, mas para todos os paroquianos!

Este ano, voltou a acontecer. Que grande alegria! No domingo anterior, pedimos aos paroquianos que, no dia da festa, trouxessem para a Eucaristia cartões bíblicos para partilhar com o irmão sentado a seu lado. Nós, Famílias de Caná, temos estes cartões sempre à mão na nossa Arca do Tesouro, não é verdade? Basta imprimi-los e já está! Foi o que fizemos.

Pedimos também aos pais das crianças da catequese que levassem para a Eucaristia uma Bíblia para oferecer aos filhos. Não precisavam de a comprar, porque o importante é o simbolismo do gesto – os pais oferecem a Palavra aos filhos, como manda a Lei de Deus:

Trarás no teu coração todas as palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás muitas vezes a teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em casa ou andando pelos caminhos, quando te deitares ou te levantares. Hás de prendê-las á tua mão para servirem de sinal, e hás de escrevê-las no portão da tua casa. (Deut 6, 6-9)

Nós, Família Power, levámos várias Bíblias ilustradas para os mais novos, o Novo Testamento para o David, uma Bíblia completa para a Clarinha.

Depois da homilia, chamámos ao altar todas as crianças. Elas vieram, alegres, subiram os dois degraus e esperaram. Então, enquanto os adultos trocavam cartões bíblicos e o coro cantava, os pais dirigiram-se também ao altar para entregar a Palavra aos filhos, com um abraço, um beijo, uma palavra de alento. Foi, como todos os anos, um momento emotivo e muito, muito belo.

No final da Eucaristia, a festa continuou no pátio. Os catequistas dividiram-se em cinco grupos e cada um animou um workshop sobre a Palavra. Houve workshops sobre os vários livros da Bíblia, sobre formas de meditar a Bíblia, sobre jogos bíblicos, sobre histórias bíblicas e sobre a forma de procurar na Bíblia capítulos e versículos. O Niall, com muita criatividade, dividiu as crianças em cinco grupos, cada um encimado por um peluche carregado pelos crismandos, e de dez em dez minutos, os grupos mudavam de workshop, para que todos pudessem visitar os cinco. Um sucesso!

Quando os catequistas usam a sua criatividade generosamente ao serviço do Reino; quando os pais acompanham os seus filhos, oferecendo-lhes a Palavra e a oportunidade de a conhecer; quando os filhos decidem colaborar, abrir os olhos e os ouvidos e participar de alma e coração no que lhes é oferecido, Deus faz o resto. E fez.

Que a Palavra de Deus esteja sempre diante de nós, para com ela brincarmos, rezarmos e trabalharmos! Que, como S. Paulo nos disse neste domingo, nunca nos cansemos de evangelizar! Ámen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *