Em Caná da Galileia...


Mais um livro, mais uma surpresa, e um convite a todos vós!

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Este Advento vem recheado de surpresas para vós! Já folhearam A Árvore de Jessé? Está tudo a postos para a atividade, durante o Advento? Então preparem-se para mais uma surpresa…

Há uns anos atrás, por proposta vossa, realizámos o nosso primeiro Retiro de Natal em Fátima, nos dias entre o Natal e o Ano Novo. Procurávamos, todos nós, um buraquinho na nossa super-agenda natalícia para meditar neste acontecimento único na História que é a Encarnação do nosso Deus. Queixávamo-nos, todos nós, de que o Advento e o Tempo de Natal são épocas demasiado exigentes, com muito que organizar, comprar, cozinhar, ver e ouvir, e com pouco silêncio interior. E foi assim que o primeiro retiro aconteceu.

Na altura, tínhamos planeado percorrer o Caminho dos Pastorinhos – o meu lugar preferido no mundo – rezando a Via Sacra. Mas… Como rezar a Via Sacra no Natal? Foi então que me lembrei de pegar nos Evangelhos da Infância de Jesus e de os repartir em catorze pedacinhos, catorze estações natalícias, capazes de nos fazer parar, ajoelhar e meditar ao longo do Caminho. Então sim, faríamos uma verdadeira meditação sobre o que é isto do Natal.

Assim aconteceu. Chamei-lhe Via Stellae, o Caminho da Estrela, e juntos saboreámos um pedaço de Céu. Lembram-se?

Este Advento, finalmente, a Via Stellae saiu em livro, e podem adquiri-lo aqui ou aqui. Está ilustrada magistralmente e é o meu presente para vós, para que ninguém chegue ao Natal sem ter meditado profundamente neste Mistério da nossa Salvação.

No próximo dia 18 de novembro pelas 15h30, no salão paroquial de Ílhavo, diocese de Aveiro, iremos fazer uma tarde de reflexão sobre a Oração em Família no Advento. Haverá, para além do meu ensinamento, momentos musicais, magia, brincadeiras em família e uma atividade-surpresa para os mais pequenos. A tarde culminará com o lançamento oficial dos meus dois livros – A Árvore de Jessé e a Via Stellae. Todos estão convidados! Venham, participem, tragam as crianças que elas vão gostar muito,  e aproveitem para adquirir os livros para as vossas casas e – porque não? – como presentes de Natal para oferecer aos que mais amam. Contamos convosco!

4 Comments

  1. Helena Atalaia

    Que notícia maravilhosa! Que belas prendas de Natal! Um grande beijinho.

  2. Susana Mateus

    Nesse dia não conseguimos estar presentes, mas o livro da Árvore de Jessé já comprei para mim e para oferecer [ presentes de Natal adiantados] 😉
    Obrigado

  3. Bom dia Teresa!
    Sempre me admiro como é que com o seu estado adiantado de gravidez ainda tem energia para estas atividades!
    Estou a programar a minha vida para ir com as minhas filhas.
    O livro da Árvore de Jessé quero mesmo comprar, até porque gostaria de fazer algumas atividades do advento com o meu grupo de catequese do 2º ano, usando o livro como suporte.
    Obrigada pela sua disponibilidade e até domingo se Deus quiser!

    • Até domingo, Sara! Já há mais catequistas no país a usar o livro como suporte e ajuda para explorar os textos bíblicos, independentemente de ser ou não Advento e Natal. Sobretudo os anos em que se trata mais diretamente da Palavra, como o quarto e o quinto. A linguagem é muito acessível às crianças, sem ser infantil, pelo que se torna uma grande ajuda também para os catequistas. Quanto à atividade a fazer na catequese, isso é ouro sobre azul! Fazendo na catequese, as crianças terão também vontade de levar para casa. Um beijinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *