Em Caná da Galileia...


Nós, Jesus!

Primeira leitura deste domingo, XV do Tempo Comum, ano C:

Este mandamento que hoje te imponho não está acima das tuas forças nem fora do teu alcance. Não está no céu, para que precises de dizer: ‘Quem irá por nós subir ao céu, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática?’ Não está para além dos mares, para que precises de dizer: ‘Quem irá por nós transpor os mares, para no-lo buscar e fazer ouvir, a fim de o pormos em prática?’ Esta palavra está perto de ti, está na tua boca e no teu coração, para que a possas pôr em prática. (Deut 30, 10-14)

A Palavra está perto de ti – está na tua boca e no teu coração, diz o Senhor através de Moisés. Podemos acrescentar: está na tua casa, na tua família, na tua rotina, no teu trabalho, na monotonia dos gestos sempre repetidos, no cansaço da tua vida. A Palavra que o Senhor te dá não é para pôr em prática um dia, quando os filhos estiverem criados, quando ganhares o suficiente, quando estiveres de férias, quando o bebé dormir a noite toda, quando a gravidez não cansar tanto, quando os pais idosos deixarem de pesar, quando… A Palavra que o Senhor te dá é para viver aqui e agora, na tua realidade, no concreto de cada momento, na estrada “de Jerusalém para Jericó”, a estrada por onde caminhas e onde te encontras com o próximo que precisa de ti.

Mas não estará esta Palavra, contrariamente ao que diz a Escritura, tanta e tanta vez acima das nossas forças, fora do nosso alcance? Talvez, se a quisermos cumprir por nosso próprio mérito… Mas que ser humano se quereria aventurar a subir ao Céu por suas próprias forças? Não é suficientemente claro que, por mais que tentemos, nunca o conseguiremos? Não, a Palavra não está acima das nossas forças nem fora do nosso alcance, porque connosco, a nosso lado, está Aquele que transpôs os mares e subiu aos céus para no-la entregar; connosco, a nosso lado, está Jesus, e é de mão dada com Ele que a queremos praticar. “Nós, Jesus!”

Um feliz domingo para todos!

DSC06442

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *