Em Caná da Galileia...


Um novo livro e uma surpresa

Há quase um ano, escrevendo e voltando a escrever sobre a Árvore de Jessé e o Natal (aqui, aqui…), disse-vos que tinha uma surpresa preparada para todos vós. E porque era surpresa, não expliquei mais nada.

Pois bem: A Árvore de Jessé – Da Criação do Mundo ao Natal,  já está à venda nas livrarias! Podem encomendar o livro aqui ou aqui, com desconto promocional.

O livro contém 28 histórias bíblicas, e não apenas 28 citações, como o texto disponível aqui no site. Não foi isso que muitos de vós me pediram? Que escrevesse as histórias tal como as conto cá em casa, a partir da Palavra de Deus e apontando sempre para Jesus, porque a citação, por si só, não facilitava as coisas? Foi exatamente o que fiz. São histórias curtinhas, para serem contadas ao serão, à volta da Árvore de Natal, numa mistura de palavra bíblica por excelência e palavras minhas.

A cada história corresponde um símbolo, desenhado pelo Tiago Atalaia, como vos contei no Natal passado. E esta é outra maravilha do livro: no final de todas as histórias, encontram os 28 símbolos prontos a recortar! Assim, sem estragar o livro, que se mantém intacto, ficam também com os símbolos reunidos para poderem, com as crianças, realizar a atividade de evangelização.

Como fazer? Nós iremos começar por plastificar os símbolos, para que não se estraguem, e por lhes fazer um furinho em cima. Depois, coloquem os símbolos num saquinho ou numa caixinha preparada para o efeito, talvez com desenhos de Natal. Dia a dia, depois de escutarem a história proposta no livro, os mais novos procuram entre os símbolos o que lhe corresponde e, com um clip ou um pedaço de fio, colocam-no na Árvore de Natal, transformando-a assim, ao longo de todo o Advento, em Árvore de Jessé, isto é, árvore genealógica de Jesus.

Para mim e para o Tiago, foi um prazer construir este livro. Mais: foi uma oração. Uma meditação. Uma contemplação do mistério de Deus, que nos aproximou mais d’Ele. Que para vós, as histórias e a atividade proposta o sejam também!

Vamos a isso?

Ler também...

3 Comments

  1. Sónia Santos

    Vamos a isso!!
    Bem hajam, Teresa e Tiago!

  2. Isabel Guimaraes

    Teresa e Tiago, como vos agradeço por tornarem a nossa catequese familiar sobre o Antigo Testamento tão mais fácil! 😉
    O vosso talento irá além fronteiras e teremos, neste Natal, com a vossa ajuda, a Árvore de Jessé mais bonita de todo o Canadá!
    Bem-hajam, queridos amigos…

  3. Que boa surpresa!
    Ainda bem que publicaste bem cedo para dar tempo de ter tudo pronto no início do Advento, o nosso já vem a caminho!!
    Obrigada Teresa e Tiago pela vossa partilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Mais recentes...