Atividades de evangelização

atividadesevangelizacao@familiasdecana.pt

Cápsula do tempo familiar

A Helena LeBlanc, mãe duma linda Família de Caná, enviou-nos uma atividade muito original (inspirada nesta ideia) para preparar o Novo Ano em família. Ficaram curiosos?

Objetivos da atividade:

  • Ajudar todos os elementos da família a preparar o Novo Ano, especialmente as crianças;
  • Agradecer a Deus e identificar objetivos (resoluções) para o Novo Ano.

 

Materiais:

  • uma caixa,
  • canetas,
  • papel,
  • fita-cola,
  • elementos para decorar a caixa
  • objetos simbólicos e representativos da família e de cada elemento da família

 

Como a família LeBlanc fez esta atividade:

“No dia de Reis, depois do jantar expliquei a atividade à família: Vamos construir uma cápsula do tempo em que colocaremos diversas coisa lá dentro. Todos os anos iremos repetir até que um dia, quando nós decidirmos, iremos abrir cada uma das cápsulas e ficaremos maravilhados com as coisas que encontraremos. Iremos perceber com maior clareza como Deus foi agindo das nossas vidas.

Cada um de nós escreveu um papel sobre si mesmo e as suas coisas mais importantes. Pode ser por ex. a comida favorita, o jogo preferido, cor, passatempo, canção, hobby, comportamentos, características, etc… Como temos uma bebé na família, todos contribuíram para esta.

 

Depois fizemos todos uma lista dos nossos Agradecimentos a Deus de 2018, enquanto Família, e preparamos outra lista com as resoluções (objetivos) para 2019. Juntámos ainda um desenho deste momento, uma foto da família e vários objetos que simbolicamente representam-nos ou simbolizam alguma coisa em particular.

 

Sendo a nossa primeira caixa em lata, não a decoramos exteriormente. Só colocamos um letreiro identificando-a. Não a fechamos ainda porque amanhã iremos propor aos avós e tio se não querem juntar-se a nós na capsula do tempo.

Esta caixa poderá ser enterrada num sítio especial ou guardada em casa num recanto especial que fique esquecido até ao próximo ano.

Esta atividade facilmente se reproduz em grupos de catequese ou grupos com outros objetivos.”

 

Obrigado Helena pela partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *