Atividades de evangelização

atividadesevangelizacao@familiasdecana.pt

Presentes para Jesus

Apresentamo-vos outra atividade para celebrar o Dia de Reis, que nos foi enviada pela Marisa Milhano, jovem de Caná, que a realizou com o seu grupo de catequese.

 

No Evangelho de São Mateus, no capítulo 2, podemos ler a grande aventura da viagem dos Reis Magos, guiados pela Estrela, desde o longínquo Oriente até Jerusalém. Em Jerusalém, tiveram o “atrevimento” de perguntar ao egoísta rei Herodes se sabia onde tinha nascido o novo Rei dos judeus … nem sei bem como sobreviveram para contar o episódio! Por fim, lá chegaram a Belém, à terra prometida que tanto desejavam encontrar, onde

entrando na casa, viram o Menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-n’O; e, abrindo os cofres, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. (Mt 2,11)

 

E se também nós, à semelhança dos reis Magos, oferecêssemos presentes a Jesus neste dia?

 

 

O que é necessário?

  • Download do ficheiro pdf – Presentes dos Reis Magos para Jesus
  • Imprimir o ficheiro e recortar as etiquetas, dobrando-as ao meio
  • 3 caixinhas com tampa e com um laçarote cada – para parecerem verdadeiras prendas
  • Colocar uma etiqueta em cada caixinha
  • Papéis coloridos (com pelo menos 3 cores diferentes)
  • Lápis ou canetas para escrever
  • Se quiserem, podem também fazer o download do ficheiro pdf – Presentes para Jesus

 

Significado de cada presente dos Reis Magos e o que nós podemos também oferecer

 

O ouro é um metal bonito e reluzente, mas muito difícil de se encontrar, e por isso era muito caro e precioso. De tal modo caro e precioso que, naquela altura, apenas os Reis o podiam possuir. O ouro era algo digno apenas dum Rei. E Jesus é o nosso Rei, rei de toda a terra e de todos os mares, rei do universo, rei dos nossos corações…

Que posso eu oferecer a Jesus?

Vou pensar um bocadinho, vou olhar bem para o meu coração. Depois, vou pegar num papelito colorido e escrever a minha prenda para Jesus. Vou oferecer-Lhe algo de muito bom que eu tenha – vou partilhar com Ele o meu tempo e o meu amor, ou então vou partilhar o meu brinquedo favorito com o meu irmão mais novo, vou oferecer muitos beijinhos e abraços à avó ou ao tio que já não vejo há algum tempo, vou oferecer uma das minhas roupas favoritas para que outro menino mais pobre que eu a possa usar, ….

 

O incenso, quando aquecido, lança um fumo com efeitos bonitos e um cheirinho agradável, e por isso desde há muito tempo que é usado pelos sacerdotes nas cerimónias importantes, primeiro no Templo dos judeus, depois na nossa Missa. Jesus é o Sacerdote por excelência, capaz de ligar o Céu e a terra, Deus e o homem, o grande e misericordioso coração de Deus com o pobre e ferido coração do homem….

Que posso eu oferecer a Jesus?

Vou pensar um bocadinho e olhar bem para o meu coração. Depois, vou pegar noutro papelito colorido e escrever a minha prenda para Jesus. Vou oferecer-Lhe uma oração especial – vou rezar por alguém que está doente ou por alguém que está triste, vou rezar agradecendo pelo meu pai, pela minha mãe, pelos manos e manas, vou rezar pelo nosso querido Bispo que hoje faz anos ou pelo nosso Papa Francisco ….

 

Por fim, a mirra era usada para ajudar a curar feridas, quando ainda não havia betadine nem antibióticos, e era também usada para revestir o corpo dos mortos. Jesus é o nosso Salvador, Deus Todo poderoso que se fez homem pequenino e frágil, para curar as feridas da nossa vida e do nosso coração – aquelas feridas grandes e profundas que tu e eu fizemos, e continuamos a fazer, a nós próprios e uns aos outros – para nos salvar, oferecendo-se a Si próprio para nos dar a vida eterna…

Que posso eu oferecer a Jesus?

Vou pensar mais um bocadinho e olhar bem para o meu coração. Depois, vou pegar num último papelito colorido e escrever a minha prenda para Jesus. Vou oferecer-Lhe a minha ajuda – vou ajudar a mãe a fazer a comida e a pôr a mesa, vou oferecer um sorriso e uma palavra amiga àquele colega da escola que está sempre a brincar sozinho, vou pedir perdão e fazer as pazes com o amigo que magoei, ….

 

No final, dobrámos os nossos papelinhos coloridos, colocámos dentro das caixinhas e fomos todos em procissão, tal qual verdadeiros Reis Magos a caminho de Belém, em direção ao presépio da nossa paróquia. Ali, à frente do altar e onde toda a comunidade poderá ver na missa de amanhã, colocámos aos pés do Menino Jesus, à frente de cada Rei Mago, as nossas oferendas, prontas para celebrar o dia de amanhã ….

 

 

Esta atividade foi realizada em contexto de catequese, com crianças de 8-9 anos, mas pode ser facilmente adaptada para uma atividade realizada em família ou com outros volumes de catequese. Depois partilhem connosco as vossas versões desta atividade!

Ler também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Mais recentes...