Atualidade

atualidade@familiasdecana.pt

Cáritas inicia peditório anual a favor dos mais carenciados

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

A partir desta quinta-feira e até ao próximo domingo, 4 de março, vai decorrer o habitual peditório da Cáritas Portuguesa. A Iniciativa está inserida no âmbito da Semana Nacional da Cáritas, que tem como tema “Uma só família humana, cuidar da casa comum” inspirado na encíclica “Laudato Si”, escrita pelo Papa Francisco.

O dinheiro angariado durante estes quatro dias reverte “exclusivamente para atender as necessidades das famílias e pessoas que nas dioceses onde é feita essa recolha de donativos, ainda se encontrem em situação de necessitarem do nosso cuidado, na satisfação de necessidades tão básicas, como seja a alimentação, poderem manter uma casa digna, poderem ter cuidados de saúde, nomeadamente, no acesso aos medicamentos e no acesso à educação”, explica Eugénio Fonseca, presidente desta organização católica.

Além desta recolha de fundos, o Ofertório das Missas do próximo domingo – Dia Nacional da Cáritas – será entregue a este organismo para continuar a ajudar quem mais precisa.

No primeiro semestre de 2017, a Cáritas atendeu mais de 68 mil pessoas. Eugénio Fonseca reconhece que “estes números não expressam a realidade, porque muitos deles reduzem-se aos atendimentos feitos nas Cáritas diocesanas e em algumas paróquias. Estamos muito aquém de ter conhecimento daquilo que são as ajudas que acontecem em todas as paróquias”.

Recorde-se, que no peditório do ano passado foram angariados mais de 194 mil euros que “foram aplicados nos diferentes projetos diocesanos de apoio à população fragilizada”.

A Semana Nacional Cáritas encerra no próximo domingo com uma missa na Sé de Santarém, às 11h00, presidida pelo Bispo D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Fonte: Renascença

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *