Atualidade

atualidade@familiasdecana.pt

Diocese de Aveiro promove curso básico teológico-pastoral

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

O novo Centro de Formação D. António Marcelino, da Diocese de Aveiro, dinamiza a partir de hoje um curso básico teológico-pastoral, e ao longo de três anos, nas instalações do Seminário de Aveiro.

“Realço o proporcionar as condições para um empenhamento eclesial e a responsabilidade social dos cristãos numa perspetiva de pastoral em conversão a partir do coração do Evangelho encarnado na vida dos homens”, destaca o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, dos objetivos da nova formação.

O curso básico teológico-pastoral, como o nome indica vai abranger os diversos âmbitos das “ciências humanas e teológicas”, e enquadra-se no “nível médio da formação cristã”, capacitando os agentes de pastoral da Diocese de Aveiro para desempenharem missões pastorais nas comunidades.

D. António Moiteiro contextualiza que o curso se destina, “em primeiro lugar”, a todos os cristãos interessados em aprofundar a sua formação humana e cristã e “a todos” agentes de pastoral que “exercem ou irão exercer algum ministério laical”.

O curso básico teológico-pastoral vai decorrer nas instalações do Seminário de Aveiro, ao longo de três anos, cada um dividido em três trimestres onde vão ser desenvolvidas três ou quatro disciplinas, cada uma com hora e meia semanal, prolongando-se ao longo de dez semanas e a frequência das aulas é obrigatória.

No sítio online da diocese, o prelado acrescenta que a formação é destinada também aos candidatos ao Diaconado permanente e ainda a todos os que, “sendo ou não cristãos, desejam conhecer a visão cristã do mundo e do homem”.

O Centro de Formação D. António Marcelino, uma Escola de Leigos, é uma homenagem a “um bispo incansável na formação dos leigos” e que liderou os destinos da Igreja Católica em Aveiro entre 1988 e 2016, tendo antes disso colaborado como coadjutor, a partir de 1980.

Fonte: Agência Ecclesia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *