Atualidade

atualidade@familiasdecana.pt

Franciscano eleito o melhor professor do mundo

O irmão franciscano Peter Tabichi, do Quénia, foi eleito o melhor professor do mundo pelo ‘Global Teacher Prize‘ de 2019. O prémio é atribuído pela ‘Fundação Varkey’, uma entidade que se dedica à melhoria da educação para crianças carentes.

A cerimónia que distinguiu aquele professor aconteceu no Dubai. Além do troféu, o religioso franciscano, que concorreu com outros dez mil indicados de 179 países, recebeu 1 milhão de dólares, que deverá ser aplicado em atividades educacionais.

“Todos os dias, em África, viramos uma página e começamos um novo capítulo. Hoje é outro dia. Este prémio não é um reconhecimento a mim, mas aos jovens deste grande continente. Estou aqui apenas por causa do que os meus alunos alcançaram. Este prémio dá-lhes uma oportunidade, diz ao mundo que tudo é possível”, afirmou o religioso no seu discurso.

O sacerdote é professor de ciências na Escola Secundária Keriko Mixed Day, localizada numa zona rural do Quénia, e doa 80% do seu salário para ajudar os alunos mais pobres a comprar uniformes e materiais escolares.

Muitos desses estudantes percorrem mais de 6 quilómetros diariamente para chegar à escola. Além disso, 95% dos alunos são provenientes de famílias pobres, quase um terço são órfãos ou têm apenas um dos pais e muitos não têm comida em casa.

Fonte: Gaudium Press e Aleteia 

Foto: AFP PHOTO

One Comment

  1. Notícia maravilhosa. Pena que a CNN tenha anunciado o prémio referindo-se ao “Mr Tabichi” em vez de “Father Tabichi”… Se se tratasse de um escândalo de abuso sexual, já não faltaria o “Father”, claro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *