Atualidade

atualidade@familiasdecana.pt

Papa inicia ciclo de catequeses sobre o Pai-Nosso e propõe oração «humilde»

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Fonte: Ecclesia

O Papa iniciou, esta quarta-feira, no Vaticano um ciclo de catequeses semanais dedicadas ao Pai-Nosso, propondo aos católicos uma oração humilde, que procure a “amizade com Deus”.

Perante mais de 6 mil pessoas reunidas no auditório Paulo VI, para a audiência geral, Francisco recordou que Jesus ensinou a não “fingir” a oração, feita com um “coração frio”, para se ser visto pelos outros.

“O primeiro passo para rezar é ser humilde”, reconhecendo-se “pecador, fraco”, perante Deus, observou.
Começa-se sempre com a humildade. O Senhor ouve, a oração humilde é ouvida pelo Senhor”.

O Papa convidou todos a repetir o pedido dos apóstolos a Jesus – “Mestre, ensina-nos a rezar” – e a renovar esta invocação no tempo do Advento, para “rezar melhor”.

“Em várias páginas da Escritura, parece ser sobretudo a oração de Jesus, a sua intimidade com o Pai, a governar tudo”, assinalou, referindo que Cristo “rezava com intensidade, nos momentos públicos”.

Esta “intimidade” com Deus foi ensinada por Jesus aos seus discípulos, como “mestre de oração”.

Falando aos peregrinos lusófonos reunidos no Vaticano, o Papa deixou um conselho: “Das inúmeras coisas – tantas vezes duras – da vida, aprendei a elevar o coração até ao Pai do Céu, repousando no seio da sua infinita bondade, e vereis que as dores e aflições da vida vos farão menos mal”.

“Que nada vos impeça de viver nesta amizade com Deus e testemunhar a todos a sua misericórdia! Sobre vós e vossa família desça, generosa, a sua bênção”, prosseguiu.

No final do encontro, o Papa evocou a celebração da solenidade da Imaculada Conceição, no próximo dia 8: “Confiemo-nos a Nossa Senhora. Que ela, como modelo de fé e de obediência ao Senhor, nos ajude a preparar melhor os nossos corações para acolher o Menino Jesus no seu Natal”.

Fonte: Agência Ecclesia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *