Atualidade

atualidade@familiasdecana.pt

Porto: Novo bispo aponta pobres e justiça social como prioridade

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Foto: Agência Ecclesia

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, disse  que os temas da pobreza e da justiça social vão estar presentes na sua nova missão.

“É uma das minhas prioridades, sem dúvida alguma”, referiu, em declarações à Agência ECCLESIA e à Renascença, no dia em que foi publicada a sua nomeação, pelo Papa Francisco, na diocese nortenha.

“Tentarei fazê-lo com toda a simplicidade, não é preciso chamar a comunicação social para fazer boas ações, de qualquer maneira elas estarão presentes no meu ideário”, acrescentou.

O até agora bispo do Ordinariato Castrense, de 61 anos, disse ter consciência do significado particular de que se reveste a missão de bispo do Porto.

“O Porto, de facto, ao nível de ser Igreja, tem uma interligação muito forte com a sociedade portuguesa, como o demonstrou todo o século XX, não só por D. António Ferreira Gomes”, assinalou.

“Essa consciência está muito viva em mim”, disse ainda.

O novo bispo do Porto assume que esta é uma tarefa com um cunho “muito especial”, atendendo à “responsabilidade que lhe está inerente”, desejando poder cultivar uma “boa relação humana”, com todos, “católicos e não-católicos”.

D. Manuel Linda doutorou-se em Teologia (especialidade de Teologia Moral) pela Universidad Pontifícia Comillas, em Madrid (1998), com a tese “Andragogia política em D. António Ferreira Gomes”, o bispo do Porto que passou 10 anos no exílio (1959-1969).

O bispo do Porto preside à Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização e é vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

A entrada solene prevista deverá acontecer em finais do mês de abril.

Fonte: Agência Ecclesia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *