Atualidade

atualidade@familiasdecana.pt

Presépio Vivo de Priscos com benção do Papa Francisco

foto-cm-priscos

Foto: CM Priscos

O presépio de Priscos, em Braga, recebe a Bênção Apostólica do Papa Francisco. A bênção é “trazida” pelo representante do Papa, o Cardeal Dom Lorenzo Baldisseri que marca presença na inauguração daquele que é considerado por muitos como o maior presépio vivo do género da Europa.

A iniciativa da paróquia de Priscos, liderada pelo padre João Torres, dá este ano a conhecer o ambiente da aldeia onde Jesus viveu através da recriação da “aldeia dos judeus”, um monumento dedicado ao ano santo da misericórdia. “São sempre aproximações, mas temos uma serie de construções novas de casas e até uma Sinagoga. É todo esse ambiente que vamos ajudar as pessoas a entrarem. Um ambiente pobre mas belo”, remata o padre.

Desde 2005 que o Presépio de Priscos junta paroquianos e representantes de outras igrejas. “Não nos podemos esquecer que o presépio é também um projecto ecuménico”, lembra o padre João Torres, que adianta que a edição de 2016 conta com a participação de uma família muçulmana entre os figurantes.

A partilha e a comunhão são outras características do Presépio que, desde a sua génese, se preocupa com os outros. Exemplo disso foi o financiamento de um poço de água em Moçambique. Mais perto, são os reclusos do estabelecimento prisional de Braga que têm no projecto uma nova oportunidade. “Temos desde há dois anos um grupo de reclusos que nos têm ajudado nas construções. Temos ajudado pessoas ‘a nascerem’ porque o Natal é isso: é ajudar alguém a nascer.”

Fonte: Renascença

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *