Jogos

jogos@familiasdecana.pt

Cães e Caçadores

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

(Jogado durante o Acampamento de Caná 2018)

Adaptámos o jogo Cão e Caçador (“Hound and Hunter”) que encontrámos no site www.ultimatecampresource.com (vale a pena uma visita a esse site para quem organiza atividades para grupos de jovens, catequese e outros).

Antes do jogo, colocámos secretamente vários montes de rebuçados (“tesouros”) ao redor do acampamento. Dividimos os participantes em 2 grupos: adultos e crianças. Os pais seriam os cães, enquanto as crianças seriam os caçadores.

Explicámos a todos que os cães iriam ser soltos em busca de vários tesouros escondidos algures no acampamento e, quando encontrados os tesouros, os cães (os pais) deviam ladrar. Isso seria o sinal para os caçadores (as crianças) se apressarem para recolher os tesouros.

Assim, quando um cão encontrasse um dos tesouros não lhe podia tocar, mas devia ladrar como um cão, o mais alto possível. Os Caçadores só podiam correr para o tesouro depois de ouvir ladrar os cães.

O que faz deste jogo um valente sucesso é precisamente a inversão de papéis entre adultos e crianças: para um filho, ver o pai a “ladrar” como um cão é simplesmente hilariante, criando uma cumplicidade única entre ambos.

Neste jogo, é importante estimular a solidariedade e entre-ajuda entre as crianças. No Acampamento, foi bonito de ver a forma como as crianças mais velhas ajudavam as mais pequenas a recolher os rebuçados. Os adultos têm aqui um papel fundamental, estimulando os valores dos seus filhos com pequenos incentivos na altura certa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *