Jogos

jogos@familiasdecana.pt

Saltar à corda com os Santos

Eis um jogo simples e divertido para a Festa da Santidade, ou Holywins. Jogamo-lo em família por estes dias, e jogámo-lo na nossa paróquia com imenso sucesso.

Precisamos de uma corda para saltar – individual ou, de preferência, segurada por dois adultos – e de cartões com frases célebres de santos. Cada criança é convidada a escolher um cartão, memorizar a frase e depois entrar no jogo, saltando à corda enquanto recita de cor a frase escolhida. Se não se enganar na frase nem tropeçar na corda, ganhou o jogo! Todos podem, assim, ganhar, o que é uma grande vantagem quando se joga com crianças pequenas.

Se memorizar frases de santos é uma atividade importante – da memória, elas passam rapidamente ao coração – , saltar à corda não o é menos. É espantoso o número de crianças que cresce sem nunca ter saltado à corda! A mim, que fui criança nos anos setenta e oitenta, custa imaginar um recreio escolar sem cordas para saltar. Na nossa casa, saltamos à corda muitas vezes ao fim da tarde, e na escola do primeiro ciclo da Lúcia e do António, a “moda” também parece bem pegada! As Famílias de Caná sabem como são importantes os jogos tradicionais para Tempos de Família divertidos e saudáveis.

Mas quando expliquei o jogo durante a festa de Holywins, a maioria dos meninos afastou-se, dizendo que não sabia saltar à corda. Foi preciso um pequeno empurrão, uma alegre demonstração dos meninos – e dos adultos – que sabem saltar, e pouco a pouco, as crianças foram-se aproximando… Afinal, saltar à corda é divertido!

“Agora sou eu!” “Teresa, posso saltar outra vez?” “Vamos as duas ao mesmo tempo!” “Agora só rapazes!” “Viva, venham, fazemos equipas!” “Ai que já me dói o braço de dar à corda! Alguém se oferece para me substituir?” “Não, nós queremos é saltar!” “Posso jogar com outra frase?” “Teresa, sei saltar mas não sei entrar na corda com ela a girar!” “Não faz mal, eu dou-te um pequeno empurrão na hora. Já está!”

Pedi à nossa querida Olívia Batista, a artística mãe de Família de Caná que cuida da Arca do Tesouro (costumam visitar esta Arca aqui no site?), para me fazer cartões com frases de santos. Aqui estão os primeiros, que podem imprimir e recortar, mas muitos mais surgirão: Frases Santos

Arranjem uma corda, imprimam os cartões ou façam os vossos, e divirtam-se em família já nesta próxima Solenidade de Todos os Santos!

Variante do jogo: Em vez de saltar ao ritmo de frases de santos, pode-se saltar simplesmente ao ritmo da invocação de um santo, acrescida de “rogai por nós!” Sai da corda o jogador que não se lembrar de mais nenhum santo para invocar, vence o que se lembrar de mais sem nunca tropeçar na corda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *