Manualidades

manualidades@familiasdecana.pt

Árvore de Jessé

DSC05226

Material:

  • Árvore de Natal
  • 28 imagens ilustrativas dos símbolos da Árvore de Jessé
  • Pedaços de arame ou de fio
  • Tesoura
  • Cartolina
  • Cola
  • Plástico autocolante para plastificar livros

Como fazer:

1º Imprimir ou desenhar os 28 símbolos.

2º Colorir a gosto.

3º Colá-los em cartolina grossa.

4º Recortar com a forma desejada.

5º Plastificar.

6º Fazer um furo em cada cartão, com o furador.

7º Passar o pedaço de arame ou o fio pelo furo.

8º Pendurar na Árvore, um por cada dia do Advento.

IMG_6728

Cristianizar a Árvore de Natal é uma das mais belas atividades para fazer em família, no Advento, na hora da oração familiar. Os símbolos da Árvore de Jessé já se encontram plenamente difundidos na Internet. Aqui no site, no menu “Orações”, está o texto que a Teresa fez para cada símbolo, e que inclui o versículo bíblico e um brevíssimo comentário. Durante os dias de Advento, que podem ser de 21 a 28, os símbolos devem ser colocados na Árvore de Jessé, pela ordem prevista, enquanto se medita no texto correspondente. Se sobrarem símbolos, a atividade pode prolongar-se ao longo da oitava de Natal.

Quando na família há várias crianças, cada uma pode ter a sua vez de procurar o símbolo do dia, ler o texto correspondente e colocar o símbolo na Árvore. Um belo momento de oração familiar! No dia de Natal, a Árvore está mais brilhante que nunca…

DSC00043DSC00046

Na Internet encontram-se as mais variadas sugestões para trabalhar os símbolos da Árvore de Jessé, e não apenas em papel. Se aí em casa aceitarem o desafio, façam os vossos próprios símbolos e disponibilizem-nos para todos nós, aqui neste mesmo site!

Ah, não convém esperar por dezembro para preparar os cartões. As férias grandes, com os seus longos dias sem nada para fazer, são bem mais adequadas! Quando dezembro chegar, tudo estará preparado para a oração acontecer…

(Atualização, dezembro 2018: A Árvore de Jessé da Teresa acaba de sair em livro!)

 

Comments are closed