Manualidades

manualidades@familiasdecana.pt

Calendário para a Quaresma (e para a Páscoa!)

Estamos quase a entrar no período da Quaresma. Mas 40 dias, às vezes, parece muito tempo, não parece?

Eu já aprendi por experiência própria que, para viver com verdadeira intencionalidade um período de tempo tão longo (como a Quaresma), eu preciso de ver os dias que passam e de ver em que zona do percurso me encontro, para não cair em desânimo por “ainda faltar tanto!“, nem na atitude do “ainda tenho tempo…“.

Assim, na Quaresma passada, eu inspirei-me no maravilhoso calendário que a Jessica do blog Shower of Roses criou, para fazer não só um calendário para a Quaresma, mas também para a Páscoa (porque a Páscoa não é só um dia!)

.

.

Materiais necessários:

.

Calendário para a Quaresma – como fazer:

  1. Cortar a cartolina branca A3 ao meio (podem usar a cartolina branca por inteiro, tenham é atenção às medidas, que serão diferentes …)
  2. Começando numa ponta da cartolina, desenhar, com o marcador preto de ponta grossa, uma tabela com 1+1+7 linhas, em que estas 7 ultimas linhas sejam subdivididas em 7 quadrados (com 5x5cm) – guiem-se pelas fotos!
  3. A linha superior-intermédia dessa tabela, a “8ª linha”, será o local onde colocarão as etiquetas com os dias da semana (etiquetas do Calendário da Quaresma), e eu escolhi que essa linha tivesse apenas 4cm de altura (mantendo os 5 cm de largura).
  4. A linha superior, com mais cm de altura, será o local onde colarão o vosso Título da Quaresma, depois de impresso e recortado.
  5. Recortar e colar todas as etiquetas (etiquetas do Calendário da Quaresma), como podem ver na 1ª foto (iniciando deliberadamente cada semana pelo Domingo)
  6. Escrever o número do dia da Quaresma no canto superior esquerdo de todos os quadrados (que não correspondem aos dias do mês, claro)
  7. Se quiserem, podem desenhar um símbolo dum peixe nas 6ªfeiras (para vos relembrar da maior importância desses dias)
  8. Para cada dia da semana, eu sugiro comprometerem-se (em família, em grupo de catequese, ou individualmente) a rezarem ou a oferecerem um sacrifício por uma intenção particular. Como sugestão:
    • Domingo – Acção de graças por todas as bênçãos de Deus no dia de hoje
    • Segunda-feira – Por todos os que sofreram no dia de hoje
    • Terça-feira – Pela conversão de um pecador no dia de hoje
    • Quarta-feira – Pelo nosso Papa Francisco e pelo(s) nosso(s) pároco(s)
    • Quinta-feira – Pela nossa família, pelas Famílias de Caná e por todas as famílias no mundo
    • Sexta-feira – Pelo perdão de todos os pecados no nosso mundo, no passado, no presente e no futuro
    • Sábado – Em salvação de uma alma que esteja no Purgatório
  9. Depois, devem recortar 37 cruzes em cartolina roxa.
  10. Estas cruzes irão sendo adicionadas ao calendário, usando bostik, fita-cola ou tubo de cola (como quiserem), uma a uma, consoante vão passando os dias da Quaresma. Para poderem colocar a cruz no calendário nesse dia, terão de ter realizado a oração, a renúncia, o sacrifício que se propuseram fazer nesta Quaresma.
  11. Pelas fotos podem ver como o calendário deve evoluir com o avançar da Quaresma.

.

As fotos correspondem ao calendário da Quaresma e Páscoa do ano passado (2018). Este ano é ligeiramente diferente …

….

Calendário para a Páscoa – como fazer:

  1. Nas costas do vosso calendário para a Quaresma, irão agora fazer o vosso calendário da Páscoa
  2. Novamente desenhar, com um marcador preto de ponta grossa, uma tabela com 1+1+8 linhas, em que estas últimas 8 linhas sejam depois subdivididas em 7 “quadrados” com 4,5x5cm.
  3. A linha superior-intermédia dessa tabela, a “9ª linha”, será o local onde colocarão as etiquetas com os dias da semana (Etiquetas do Calendário da Páscoa), e eu escolhi que essa linha tivesse apenas 3cm de altura (mantendo os 5 cm de largura).
  4. A linha superior, com mais cm de altura, será o local onde colarão o vosso Título da Pascoa, depois de impresso e recortado.
  5. Recortar e colar todas as etiquetas (Etiquetas do Calendário da Páscoa), como podem ver na 1ª foto (iniciando deliberadamente cada semana pelo Domingo).
  6. Se quiserem, podem numerar os dias do período da Páscoa (tal como no calendário da Quaresma).
  7. Novamente, para cada dia da semana, eu sugiro comprometerem-se (em família, em grupo de catequese, ou individualmente) a rezarem ou a oferecerem um sacrifício por uma intenção particular. Como sugestão:
    • Domingo – Acção de graças por todas as bênçãos de Deus no dia de hoje
    • Segunda-feira – Por todas as intenções de oração no mundo no dia de hoje
    • Terça-feira – Pela conversão de um pecador no dia de hoje
    • Quarta-feira – Pelo nosso Papa Francisco e pelo(s) nosso(s) pároco(s)
    • Quinta-feira – Pela nossa família, pelas Famílias de Caná e por todas as famílias no mundo
    • Sexta-feira – Pelo perdão de todos os pecados no nosso mundo, no passado, no presente e no futuro
    • Sábado – Em oração especial a Nossa Senhora
  8. Depois, recortar, em cartolina ou papel colorido, 6 corações amarelos para a 1ª semana da Páscoa, 5 corações azuis para a 2ª semana da Páscoa e 30 corações verdinhos para os restantes dias da Páscoa.
  9. Estes corações, à semelhança das cruzes, irão sendo adicionadas ao calendário, usando bostik, fita-cola ou tubo de cola (como quiserem), uma a uma, consoante vão passando os dias da Páscoa. Para poderem colocar o coração no calendário nesse dia, terão de ter realizado a oração, a renúncia, o sacrifício que se propuseram fazer.
  10. Por fim, pendurar o vosso lindo calendário na parede ou colocar no vosso canto de oração familiar – começando com a face da Quaresma. Depois, quando chegarmos à Páscoa é só voltar a outra face – e pronto, já está!

.

As fotos correspondem ao calendário da Quaresma e Páscoa do ano passado (2018). Este ano é ligeiramente diferente …

.

Também podem simplificar todo este processo – tal como fez a Luísa Duarte, uma Jovem de Caná – e desenharem o vosso calendário numa simples folha de papel A4.

.

Podem, por exemplo, escrever/ desenhar/ colorir os quadrados com lápis de cor ou canetas (em vez de imprimirem e depois recortarem as etiquetas). Também podem ir desenhando uma cruz/coração directamente no calendário, por cada dia (em vez de terem de desenhar, recortar e colar as cruzes e os corações em cartolina como eu fiz).

A Luísa decidiu que, para poder desenhar as cruzes e os coração no seu calendário tinha de conseguir fazer pequenos (grandes!) sacrifícios, como ajudar a família em casa, por exemplo a lavar a loiça ou a pôr a loiça na máquina de lavar, ou então se conseguisse conter uma resposta mais torta aos pais ou aos colegas da escola …

Obrigado Luísa pela partilha das fotos!

.

E vocês? Como pensam fazer, em família ou em grupo de catequese, o vosso calendário para a Quaresma e para a Páscoa? Que orações e sacrifícios escolheram oferecer para poderem assinalar o avançar dos dias? Partilhem connosco nos comentários!

Ler também...

One Comment

  1. Célia de Jesus

    Já fiz aqui em casa! Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Mais recentes...