Manualidades

manualidades@familiasdecana.pt

Teatro de figuras para celebrar a Festa da Apresentação do Senhor

No próximo sábado, dia 2 de Fevereiro, a Igreja celebra a Festa da Apresentação do Senhor (ou o dia de Nossa Senhora das Candeias, como é mais conhecido em algumas zonas do país). Este acontecimento na vida da Sagrada Família foi tão importante e está associado a tal riqueza de catequeses e significados, que mereceu ser um dos Mistérios Gozosos do Rosário que Nossa Senhora nos ofereceu!

O Ensinamento Mensal deste mês fala precisamente desta bela festa, o que nos dá mais uma razão para a celebrarmos com alegria nas nossas casas.

Assim, que vos parece reunir a família ou o vosso grupo de catequese, e explorar a história que o evangelista S. Lucas nos conta? E se for através dum pequeno teatro com figuras? Parece-vos bem?

 

 

Apresentamo-vos uma pequena e rápida atividade manual, que pode ser realizada em família ou na catequese, onde construiremos as personagens da história da Apresentação do Senhor, para no final realizar um pequeno teatro.

 

Materiais necessários:

  • figuras para o teatro (podem fazer o download do pdf aqui – Teatro com figuras – apresentação do Senhor)
  • cartolina/cartão
  • tesoura
  • tubo de cola
  • fita cola
  • lápis de cor ou canetas ou outros materiais de pintura
  • pauzinhos / espátulas de madeira

 

Como fazer:

  1. Imprimir o documento (Teatro com figuras – apresentação do Senhor)
  2. Pintar as figuras
  3. Colar em cartolina/cartão – para as figuras ficarem mais resistentes
  4. Recortar as figuras
  5. Colar os pauzinhos / espátulas de madeira por detrás das figuras, usando fita cola (eu usei um restinho de espátulas coloridas que tinha sobrado duma atividade anterior)
  6. Chamar a família ou o grupo e fazer o teatro com as vossas lindas figuras! 

 

Sugestão de guião para o teatro – retirado integralmente do Evangelho de São Lucas (Lc 2, 22-40)

 

Narrador: Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram [o Menino] a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor» e para oferecerem em sacrifício, como se diz na Lei do Senhor, duas rolas ou duas pombas.

Ora, vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel. O Espírito Santo estava nele. Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. 

Impelido pelo Espírito, veio ao templo, quando os pais trouxeram o menino Jesus, a fim de cumprirem o que ordenava a Lei a seu respeito. Simeão tomou-o nos braços e bendisse a Deus, dizendo:

Simeão: «Agora, Senhor, segundo a Tua palavra, deixarás ir em paz o Teu servo, porque meus olhos viram a Salvação que ofereceste a todos os povos, Luz para se revelar às nações e glória de Israel, teu povo.»

Narrador: Seu pai e sua mãe estavam admirados com o que se dizia dele. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe:

Simeão: «Este Menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma. Assim hão-de revelar-se os pensamentos de muitos corações.» 

Narrador: Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, a qual era de idade muito avançada. Depois de ter vivido casada sete anos, após o seu tempo de donzela, ficou viúva até aos oitenta e quatro anos.

Não se afastava do templo, participando no culto noite e dia, com jejuns e orações. Aparecendo nessa mesma ocasião, pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.

Depois de terem cumprido tudo o que a Lei do Senhor determinava, regressaram à Galileia, à sua cidade de Nazaré.”

 

Depois partilhem connosco como realizaram este teatro aí por casa!

2 Comments

  1. Pilar Pereira

    Marisa, gosto muito das atividades que partilhas! Sente-se, ao ler, o entusiasmo e o amor com que fazes estas coisas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *