Testemunhos


A nossa quaresma, que nos lançou na Páscoa

Testemunho da Marisa Cortez:

A quaresma chegou ao fim, mas não queremos deixar de partilhar convosco o que fizemos por cá com as crianças… fruto e inspiração do que foi partilhado no vosso site.

Primeiramente o desafio da construção da coroa de espinhos. Quando sugeri que fizessem uma em conjunto disseram logo que cada um queria fazer a sua…e à medida da sua cabeça! Assim surgem 3 belas coroas feitas de uns ramos finos de uma árvore vergados e que tiveram direito a um toque especial e original que me deixou espantada pois foi totalmente pensado e “fabricado” pelo mais velhinho. Andava eu a pensar como segurar os palitos na coroa quando vejo o meu filho em volta dos guaches e se vira de repente com a coroa com uma “gotas” vermelhas. Pois é, achando ele que os paus contorcidos da coroa já picavam um bocadinho a cabeça e que com os palitos não a poderia mesmo usar, quis deixá-la mais semelhante à de Jesus pintando uma gotas de sangue. Como substimamos a criatividade das crianças! Acho que nunca me teria ocorrido tal ideia. Os irmãos viram e quiseram logo fazer a mesma obra nas suas!

Ora coroas preparadas só faltava pensar na via sacra que nos propusemos realizar nas sextas feiras da quaresma!
As crianças sempre preferem o exterior, a natureza a ficar dentro de casa. Assim achamos o jardim o cenário ideal para fazer a via sacra (quando o tempo permitisse claro!). Providencialmente, o jardim tinha 14 árvores perfeitas para distribuir as placas de cartão numeradas com as estações.
Como aqui temos avós muito prendadas no que toca a confecionar e vestir a rigor os figurinos, tivemos direito ao “Senhor Padre” a orientar a via sacra, ao Jesus de manto púrpura e cruz construída pelo pai, ao Simão de sirene e ao pequenino soldado! Uma das vezes fizemos a via sacra em conjunto com a família Pereira. Como as crianças se empenham e se entusiasmam com atividades que lhes permitam expressar a sua criatividade!

Nos dias mais frios ou de chuva fizemos uma via sacra mais abreviada sem figurino requintado pelas estações ilustradas que colamos na parede da sala do “canto de oração”.

Agora ansiamos trocar os panos roxos pelos brancos e fazer a “viragem” do estandarte roxo para a imagem de Jesus Ressuscitado, pedindo a Deus que também na nossa alma Ele execute a transformação do homem velho no Homem Novo!


Santa Páscoa para todos!

One Comment

  1. Olívia Batista

    Que bela caminhada Marisa! Obrigada pela partilha e venha de lá o testemunho da vossa passagem da quaresma para a Páscoa!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *