Orações

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

 As orações diárias das Famílias de Caná

As Famílias de Caná iniciam a sua oração familiar com o Shemá judaico (Deut 6, 4-5), a que Jesus acrescentou, segundo os Evangelhos, um versículo do Livro do Levítico: “Amarás o próximo como a ti mesmo.” (Lv 19, 18) Amar a Deus e amar o próximo, eis o resumo de todo o Evangelho e, por isso, a afirmação primeira na nossa oração familiar. Sabemos que, pondo em prática esta Palavra de Jesus, seremos plenamente felizes!

Depois, como filhos que se confiam aos braços da mãe, rezamos a nossa consagração a Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe de Caná. É uma oração muito simples, invocando Maria no mistério das Bodas de Caná, o mistério que a traz para dentro de cada casa e de cada família como a Medianeira de todas as graças, a Auxiliadora dos cristãos. Nesta curta oração, não esquecemos José, o Esposo de Maria, pois enquanto crentes na vida eterna, sabemos que, nas Bodas de Caná, ele continuava presente na vida de Jesus como pai, e na vida de Maria como seu primeiro consagrado.

Shemá

 

“Escuta Israel
O Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás o Senhor com todo o teu coração
Com toda a tua alma e com todas as tuas forças
E amarás o próximo como a ti mesmo.
Faz isto e serás feliz.
Ámen!”
(Lc 10, 27-28)


Consagração

 

Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe de Caná,
Consagramos-te hoje e sempre a nossa família.
Confiamos na tua intercessão de mãe,
Para que o vinho da fé, da esperança e do amor
Nunca acabe em nossa casa.
Faz de nós servos do Senhor, como tu e José teu esposo,
E ensina-nos a fazer tudo o que Jesus nos disser.
Ámen!


As orações tradicionais da Igreja e a oração familiar

Ao longo do ano litúrgico, a Tradição da Igreja sugere aos cristãos algumas formas particulares de oração – novenas, a Via Sacra, etc – como preparação para solenidades e festas específicas. Embora a oração familiar deva ser simples e leve, de vez em quando ela pode ser enriquecida com estas formas de oração, que alimentam a fé, aprofundam a meditação e, ao trazer novidade, despertam o entusiasmo.

Porque a espiritualidade das Famílias de Caná é profundamente bíblica, as meditações para Vias Sacras e novenas propostas são sobretudo baseadas nas Escrituras Sagradas. Que estas propostas sejam para a maior glória de Deus!


Novena de Caná


DSC00300Árvore de Jessé
Textos
Símbolos

DSC04963


Novena do PentecostesIMG_5096


Novena da Assunção de Maria


Novena da Imaculada Conceiçãosameiro_nossa-senhora-do-rosario


Novena a S. José


Via CrucisDSC05690


Via StellaeNatal

Comments are closed