As Bodas de Caná

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page

Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a Mãe de Jesus estava lá. Jesus e os seus discípulos também foram convidados. (Jo 2, 1-2)

IMG_3055

O chamamento para a fundação de um novo movimento que fosse, para a família inteira, um caminho de santidade, já tinha sido escutado. Agora, a Teresa e o Niall queriam que o novo movimento fosse confiado a Maria, a Senhora Auxiliadora venerada no Santuário de Mogofores. Foi então preciso invocar o Espírito Santo e percorrer os Evangelhos em busca do episódio mariano mais adequado. Alguns dias depois, e enquanto rezavam por esta intenção, optaram pelo episódio das Bodas de Caná, que apresenta Maria como Auxiliadora de uma família nascente e impulsionadora da revelação de Jesus como o Filho de Deus.

A decisão pelo episódio evangélico enquadrador do movimento revelou-se verdadeiramente providencial, permitindo às intuições da Família Power ganhar raiz e desabrochar harmoniosamente. De facto, o episódio das Bodas de Caná oferece tantos níveis de leitura e meditação, que nenhuma família o poderá esgotar.

A um primeiro nível, a presença de Jesus nas bodas antecipa toda a força e beleza do sacramento do matrimónio e santifica esta família nascente. Mas o autor do quarto Evangelho, das Cartas e do Apocalipse aponta para um outro nível de leitura, para outras bodas: as Bodas do Cordeiro (Ap 19, 9), anunciadas ao longo de toda a Bíblia, da primeira à última página. Nelas, Jesus é o Esposo, e cada um de nós e a Igreja inteira é a Esposa.

As Bodas de Caná são a celebração da família, que se abre ao amor infinito de Deus; mas são também a celebração do amor único e eterno entre Deus e cada um de nós.

Viver em clima de Bodas implica fazer da vida, e em especial, da vida familiar, uma festa divina, celebrando alegremente a amizade, a solidariedade, a partilha com toda a comunidade, como aconteceu em Caná; e convidando Maria e Jesus para a festa da família, desde o seu primeiro momento, sabendo que Maria sempre nos auxiliará nesta tarefa humilde e grandiosa de fazer tudo o que Jesus nos disser.

DSC02277 DSC02269

Comments are closed