Em Caná da Galileia...


Angelus TV

Conhecem a Angelus TV? Eu não conhecia, mas sexta-feira passada tive oportunidade de ficar a conhecer. Trata-se de um novo canal por cabo (Operadoras Nos e Meo: canal 187), iniciativa particular de leigos católicos, que pretende ser uma janela de esperança aberta sobre o mundo. Nasceu já neste ano de 2017 e tem a sua sede em Fátima.

A Cláudia Santos, jornalista, convidou-me pouco depois do Natal para agendarmos uma entrevista no seu programa “Igreja na Atualidade”, que tem como comentador permanente o conhecido padre Borga. Aceitei e marcámos encontro para a tarde de sexta-feira, dia 19. Com alguma “ginástica” e a boa vontade de uma colega, consegui trocar as minhas aulas de sexta-feira à tarde para a tarde de terça-feira, ficando assim disponível para, depois das aulas da manhã, rumar a Fátima. Cheguei à sede da Angelus TV mesmo a tempo para o almoço.

“Bem vinda, Teresinha!” Cumprimentou-me o padre Borga, ao ver-me entrar na sede. Parecia que estava a rever uma velha amiga, tal o calor com que me acolheu. Calor esse que todos os outros membros da equipa me souberam também transmitir, cumprimentando-me com simpatia cristã.

No refeitório, o padre Borga fez a oração de bênção e todos nos deliciámos com os cozinhados da Dora, a alegre cozinheira. Foi também com simplicidade e rapidez que todos ajudaram a lavar a louça, tratando cada um do seu prato, antes de gravarmos então o programa combinado, que em breve estará disponível no canal do Youtube desta TV de esperança.

Lançar, em Portugal, um canal católico, a partir de Fátima, é um ato de loucura. Disso, ninguém tem dúvida! Mas viver o Evangelho é sempre um ato de loucura. Todo o serviço feito por amor a Deus é um ato de loucura… Porque o nosso modelo cometeu o maior ato de loucura de todos os tempos: deu a Vida por nós, no madeiro da Cruz.

Sediar uma televisão católica em Fátima é também acreditar que Fátima traz uma mensagem mundial, que todos os católicos são chamados a escutar com atenção e carinho. Nossa Senhora cuidará certamente desta sua pequena flor como cuida de tantas outras nascidas na sua Cova de Iria.

Rezemos juntos para que este canal cresça e ganhe raízes, acarinhado por um país que se diz maioritariamente católico! Rezemos para que os jornalistas que nele trabalham sejam fiéis ao mandato de Jesus, mandato que se tornou lema para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que celebramos no próximo domingo, Solenidade da Ascenção do Senhor:

Ide, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. (Mt 28, 19-20)

 

2 Comments

  1. Uma boa novidade! Não conhecia, apesar de ser cliente de uma das operadoras referidas. Obrigada Teresa!
    E parece-me uma medida de bom senso, que peca por tardia! Comunicar é essencial e Cristo foi tão claro quanto a isto, ao enviar-nos, por isso é de toda a pertinência que o façamos com os instrumentos do nosso tempo e Fátima é pois um dos locais mais indicados no nosso país, de tal modo tem infraestruturas diferenciadas. Há muito que a Cova da Iria o deixou de “ser”…
    Parabéns pela iniciativa!

  2. Que excelente notícia!
    Mudei de canal e neste momento estamos na sala a ouvir o terço em directo de Fátima .
    😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *