E temos mais um cristão em dia de Natal!

Este Natal foi, sem dúvida, o Natal mais especial da nossa vida familiar. Com quinze dias, o nosso Daniel Patrick foi batizado! O seu nascimento está, finalmente, completo, nascimento para o tempo e para a eternidade, para a vida e para a graça, para o mundo e para Deus.

A manhã começou muito cedo, com os meninos a saltar da cama cheios de pressa para abrir os presentes de Natal, enquanto no Presépio iluminado, Maria adorava Jesus recém-nascido.

Depois de um pequeno-almoço festivo, foi hora de vestir e preparar para a grande missa de Natal. Chegámos ao santuário ao toque das dez horas, e esperámos, à porta, que o senhor padre nos viesse receber, em nome de toda a comunidade crente.

Com o senhor padre, vinham também os nossos dois acólitos, muito orgulhosos de acolitarem a missa do batismo do seu novo irmãozinho.

“Que nome dais ao vosso filho?” “Daniel Patrick.”

“Que pedis à Igreja para o vosso filho?” “O batismo.”

Que emoção tão grande, fazer estas duas curtas mas poderosas afirmações à entrada da Igreja! Que honra, o Daniel ser admitido na Igreja do Senhor! E como nos faz crescer em humildade, este pedido de admissão!

Ali mesmo, ainda à porta, foi hora de traçar sobre a fronte do nosso menino o sinal dos cristãos, a Cruz. Primeiro, o senhor padre, depois cada um de nós, pais e padrinhos. Que o Daniel nunca tenha medo da Cruz e seja capaz de seguir sempre nas pegadas de Jesus Crucificado!

E a missa começou, com cânticos natalícios, muita alegria e um menino recém-nascido a passar de colo em colo…

Chegou, finalmente, a hora do batismo. Os dois manos acólitos trouxeram a mesinha onde já estava a bilha de barro e colocaram-na diante do altar.

E a Sara trouxe a concha que apanháramos na praia:

O senhor padre fez a unção pré-batismal no peito do Daniel, afastando dele qualquer sombra do Maligno.

Depois, abençoou a água morna, dentro da bilha de barro que durante todo o ano simboliza para nós as graças de Deus, no nosso canto de oração familiar:

Em seguida, proclamámos a nossa fé, a fé da Igreja, e por fim, pedimos de novo o batismo para o Daniel. Chegou a hora!

“Daniel Patrick, eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”

Que felizes estávamos todos quando, de seguida, enxugámos a cabecinha húmida do nosso menino com as nossas mãos, tocando assim, também nós, na água viva que o salvou!

Enquanto o coro cantava e a assembleia aplaudia, eu não resisti e, incapaz de controlar tamanha felicidade, dancei com o meu menino, elevando-o no ar em gesto de gratidão…

Depois, o Daniel foi novamente ungido, desta vez com o óleo do crisma, a fim de se tornar, como Jesus, sacerdote, profeta e rei. Como não havemos de ter pressa em celebrar este sacramento, que eleva o nosso menino a tão alta estatura de graça?

“Daniel, agora és nova criatura e estás revestido de Cristo…” O momento tão aguardado pela Clarinha chegou. É preciso vestir-lhe a veste branca! Feliz, a madrinha avança… E o Daniel fica lindo!

O padrinho vai acender no círio pascal a vela que ele próprio escolheu (uma vela com arestas, para não rolar pelo banco abaixo quando o Daniel começar a ir às vigílias pascais – fala a experiência!). É a luz de Cristo, a luz do Natal, a luz que rompeu as trevas da morte e que queremos que brilhe no coração do Daniel por toda a eternidade. Todos a seguramos entre as mãos, pois a todos nós, família do Daniel, cabe o grave dever de manter a chama acesa.

E porque hoje é dia de Natal, e porque uma criança recém-batizada é um novo Cristo, está revestida de Cristo, está transbordante da luz e da graça de Cristo, o senhor padre anuncia: hoje não daremos a beijar um Menino Jesus de porcelana, mas antes um Menino Jesus de carne e osso: o Daniel. Poderão beijá-lo no pezinho, embora sobre as suas roupinhas, para que não lhe chegue nenhum vírus de inverno.

Que momento divino! Enquanto oferecia o meu filho a beijar a toda a assembleia, pensei em Maria, na sua oferta, na dádiva que nos fez do seu Filho Jesus desde as primeiras horas na gruta de Belém… E imaginei a sua surpresa e confusão perante o cortejo de pastores que logo ali adorou o seu Menino.

A missa chega ao fim. O Daniel recebe a sua cédula de vida cristã, os pais e os padrinhos assinam o documento que confirma o seu batismo. É oficial: o Daniel é cristão! A Igreja de Jesus ganhou um novo membro.

Celebrar o batismo em dia de Natal permitiu-me juntar, na celebração, as minhas duas irmãs e as suas famílias, para além da minha mãe que, naturalmente, tem estado presente em todos os batismos. A foto de família, aos pés da Senhora Auxiliadora, ficou bem preenchida! A minha mãe estava particularmente feliz, por conseguir reunir treze netos numa mesma cerimónia.

E, nós, Família Power, estamos agora mais numerosos. Já somos dez (com o Tomás no Céu)!

O dia estava cheio de sol, um sol quentinho de inverno num céu luminoso. Não havia como não visitar o Canto de Caná, para consagrar o Daniel à Mãe!

Um Menino nasceu para nós, um Filho nos foi dado. (Is 9, 5)

Menino Jesus e Daniel Patrick. Jesus, Filho de Deus, feito filho do homem, na mesma Eucaristia em que o Daniel, “filho do homem”, se torna filho de Deus. Deus ao nosso colo, e o Daniel ao colo de Deus… Que mistério tão grande e tão belo! O nosso coração transborda de gratidão, e por um dia, parece-nos viver no Céu…

Feliz Natal!

 

 

10 Comments

  1. Esperava este “relato” de uma profunda vivência de fé na celebração do Batismo do Daniel Vivi-o à distância!… Pois esperava que assim acontecesse neste dia de “duplo natal”… e porque há anos também presidi a Batismos em dia de natal e o mais pequeno dos bébés foi também ele “Menino jesus”
    Continuação de Santo Natal

  2. Destas fotos maravilhosas sobressaem os sorrisos abertos e a felicidade extrema nas caras de todos, mas o sorriso da Teresa é qualquer coisa de ternurento. E o orgulho visível da Clarinha e do Francisco a assinarem. Sorrisos, só vejo sorrisos, mesmo desdentados com estilo, que bom 🙂 E lá está, continuam a fazer muito bem as contas, só podia ser rapaz a seguir à Sara 🙂 beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *