Em Caná da Galileia...


O Caminho de Emaús a partir de 1 de março – quem se quer fazer à estrada?

A primeira edição do Caminho de Emaús foi um enorme sucesso. Digo-o cheia de alegria, porque sessão a sessão, descobria no ecrã do meu computador, via Zoom, olhos brilhantes e sorrisos abertos, enquanto dedos atarefados viravam as páginas de Bíblias cada vez mais manuseadas. Durante seis meses, recebi muitos e-mails a agradecer este Caminho que íamos fazendo juntos, e a contar os milagres que a Palavra ia fazendo em cada casa. Houve quem, depois de uma sessão, decidisse não se deitar sem ler o Livro de Jó, ou a Carta aos Romanos, de ponta a ponta; houve quem começasse a ler as leituras da missa diária; houve quem comprasse uma Bíblia de Jerusalém pela riqueza das suas notas; houve quem imprimisse os meus apontamentos para os estudar mais a fundo. E sobretudo, houve quem se encontrasse face a face com Deus em oração.

Este Caminho foi percorrido pela quase totalidade das Famílias de Caná, por vários catequistas, por dois sacerdotes e por muitos leigos empenhados nas suas paróquias das mais variadas formas. Ao todo, éramos cerca de trinta a trinta e cinco pessoas/famílias em cada sessão. E com o passar do tempo, fomos construindo comunidade.

Muitos me pediram, no final, para repetir este “curso bíblico” tão especial, para que o cônjuge, os pais, os filhos, os amigos, o possam fazer também. Hesitei primeiro, porque não é sem algum esforço que aqui em casa fazemos este Caminho acontecer, semanalmente, pontualmente, na nossa sala de estar. Mas o Senhor sabe o que fazer para me convencer: bastou ouvir de passagem dois jovens a comentar como não gostavam do Antigo Testamento, por falar de um Deus agressivo, e logo me senti – como o Deus do Antigo Testamento – inflamar de emoção. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que os cristãos descubram o amor infinito de Deus desde as primeiras páginas da Bíblia! Esta formação não está, pois, limitada aos que já têm uma vida de fé profunda e empenhada, mas aberta aos que ainda se sentem “de fora”, aos que duvidam, aos que não gostam de ler a Bíblia – mas gostavam de gostar.

O que é o Caminho de Emaús? É uma oficina bíblica, uma caminhada pela Bíblia durante cerca de seis meses, isto é, durante 20 sessões de uma hora cada, via Zoom. Durante este tempo, percorreremos a Bíblia de ponta a ponta, para descobrir que (teologicamente) não se trata de uma biblioteca, ou de um conjunto de livros, mas sim de um único livro, com princípio, meio e fim, que conta uma única história da primeira à última página. Não foi assim que Jesus apresentou as Escrituras aos dois discípulos de Emaús, durante o primeiro curso bíblico da História, ao longo de horas e horas de caminhada? Toda a Bíblia, disse o Senhor, falava d’Ele mesmo. Jesus é a Palavra. É por isso, por exemplo, que os dois primeiros capítulos da Bíblia rimam com os dois últimos, como talvez já tenham (ou não) reparado!

Assim, e depois de uma sessão introdutória, iremos ler as Escrituras a partir de sete temas, que as atravessam de ponta a ponta, dedicando várias sessões a cada tema:

1 – A Aliança

2 – O Templo

3 – O Cordeiro de Deus

4 – O Pão da Vida e o Vinho da Salvação

5 – O Matrimónio Espiritual

6 – Maria

7 – A Bênção e a Maldição

Por fim, como os discípulos de Emaús, terminaremos descobrindo o Senhor na Eucaristia. Serão mais duas sessões dedicadas à Missa na Bíblia e à Bíblia na Missa. 

Que tal? Vamos a isso? As sessões terão início quarta-feira 1 de março às 21 horas, via Zoom. O endereço será partilhado com quem se inscrever. Começaremos e terminaremos sempre a horas. Serão 20 sessões, o que nos leva até inícios de julho. O nosso manual será a Bíblia, que folhearemos continuamente durante as sessões.

Inscrevam-se hoje mesmo, e divulguem esta formação o mais que puderem, pelas vossas paróquias, pelos grupos de catequistas, leitores, cantores, acólitos, pelos vossos párocos, pelos vossos amigos e familiares, pelos que estão longe e pelos que estão perto, na vida como na fé, por todos os que desejem aprofundar a fé no Deus Vivo. Trata-se de uma repetição da primeira oficina de formação, pelo que não se destina aos que já a fizeram. Naturalmente que esta formação só acontecerá se tivermos um grupo pelo menos tão numeroso como o anterior. Temos um mês para conseguir formar a nossa “turma”. Mãos à obra! Pedia apenas que, quem se inscrever, se disponha realmente a percorrer o caminho connosco, comprometendo-se de facto com todas ou quase todas as sessões, para não termos “falsas inscrições” a confundir-nos. Inscrevam-se aqui:

As inscrições já se encontram encerradas!

6 Comments

  1. Estela Fonseca

    Não é sem lágrimas de alegria que releio este post da Teresa a anunciar a segunda edição do caminho de Emaús! Fui das que pediu para haver outra edição, não porque não tenha sido assídua, mas porque enche tanto a alma que não há como não conseguir querer fazê-lo de novo. E desta vez, não sei como, havemos de fazer pai e mãe cá em casa. O caminho permitiu enriquecer a oração familiar pelos pormenores que fui aprendendo e conseguindo transpor para cada história bíblica que contei cá em casa. A árvore de Jessé, outra oferta da Teresa para as tradições de Natal, tornou-se muito mais interessante depois desta experiência. É uma viagem profunda e fiel às escrituras desde a primeira página à última, e que vale bem a pena! Todos andamos à procura de algo para nos fortalecer. E esse algo, encontra-se essencialmente ali, na Bíblia! O que este caminho ajuda, é a mais facilmente conseguir fazer esta descoberta maravilhosa. A não perder!

  2. Quantas vezes já pegamos na bíblia e depois de folheadas algumas folhas, desistimos de ler, de analisar, de perceber a Mensagem, porque achamos que só os estudiosos e os doutores poderão perceber, interpretar e divulgar correctamente a Palavra de Deus?
    No presépio de Belém, foram os pastores os primeiros a encontrar Jesus. Eles não eram estudiosos nem doutores, mas souberam e conseguiram, pela ajuda do Espírito Santo, divulgar e transmitir a Mensagem que viveram e presenciaram.
    Aproveitemos quem, gratamente, nos quer ajudar a beber a Mensagem que Deus, e pelo Espírito Santo, nos transmite as palavras da Bíblia.
    Por ter sido um dos primeiros a vivenciar este curso, atesto na primeira pessoa, que a Teresa Power e sua família dá-nos as chaves certas, para que nós possamos abrir as portas correctas e o Espírito Santo possa entrar e habitar em nós, abrindo o nosso entendimento à Palavra de Deus.
    Fico feliz por este segundo curso bíblico e fico com a certeza que muitos mais irão haver.

  3. Natércia Coelho

    Inscrição feita e ainda convencemos mais alguém a inscrever-se. Já temos as botas e as sapatilhas prontas.😉

    • E assim mesmo, Natércia! Se cada um trouxer dois ou três amigos, ou companheiros de paróquia, grupo, etc, será fantástico! Da tua parte, já recebi três inscrições, mas espero receber mais depois do nosso retiro aí na Suiça 😉 Até breve!

  4. Henrique Manuel Belo Pires

    A palavra de Deus é o oxigénio dos Cristãos e acreditem que quanto mais e melhor a conhecemos maior e mais forte é a nossa proximidade com Ele.

  5. Adorei a primeira sessão e estou ansiosa pelas próximas!
    Já imprimi os apontamentos e estou pronta a aprender de coração aberto, aquilo que Deus tiver para nos ensinar.
    E que os nossos corações ardam de vontade de ouvir a voz do Senhor, como os corações dos discípulos a caminho de Emaús!
    🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *