Em Caná da Galileia...


Retiro dia 5 de fevereiro

No dia cinco de fevereiro, domingo, teremos um retiro em Mogofores, no Santuário Nacional Nossa Senhora Auxiliadora, onde se encontra o nosso Canto de Caná. Começaremos com a missa dominical da paróquia, às dez horas, pelo que será conveniente encontrarmo-nos antes, no pátio do Santuário, para o convívio inicial. E terminaremos pelas cinco da tarde, ou um pouco mais para os que quiserem continuar a brincadeira. Estão prontos?

Este retiro é para Famílias de Caná, em primeiro lugar; e para todos os cristãos em geral: famílias, jovens, casais de namorados ou noivos, pessoas solteiras, consagrados… Como já sabem, temos atividades de evangelização para os mais novos, por grupos de idades, pelo que estaremos todos, adultos e crianças, em retiro. Que ninguém fique em casa! Desafiem os vossos amigos e venham!

Tragam um piquenique para o almoço partilhado, bem como para um lanche da manhã e um lanche da tarde; tragam um contributo monetário para os salesianos, que nos acolhem; tragam a Bíblia e o Terço, se tiverem (não é obrigatório); tragam guitarras, acordeões, flautas e violinos, uma voz para cantar, e muita alegria.

E o tema? Bem, o tema é algo que me tem vindo a fazer rezar e pensar desde que começámos o projeto de nos mudarmos para Idanha, onde agora vivemos. Uma ideia puxa outra, uma passagem bíblica puxa outra, e dei comigo e com o Niall a conversarmos abundantemente sobre estas questões, que são fascinantes. E prometo que vai ser mesmo fascinante, ainda que as duas passagens bíblicas que vos sugiro vos devam parecer as mais aborrecidas de toda a Bíblia:

Mt 1, 1-17, que começa assim: “Livro da origem de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão.”

Lc 3, 23-38, que termina assim: “…filho de Set, filho de Adão, filho de Deus.”

Vamos, então, falar sobre…

Santas Genealogias.

Curiosos? Vamos descobrir a nossa história pessoal e/ou familiar à luz da História Sagrada, de que somos um minúsculo elo, mas um elo essencial. Vamos refletir sobre de onde vimos e para onde vamos (não é um tema de filosofia, descansem! É bem mais concreto do que isso), vamos falar de santos, de catedrais, de jubileus, de autobiografias e de muito mais. Tem sido mesmo uma aventura, fazer este trabalho de pesquisa e oração, na preparação deste tema. E vai ser uma aventura vivê-lo convosco!

Bem, e agora, não percam tempo: divulguem entre os vossos contactos e inscrevam-se aqui mesmo: 

Retiro 5 Fevereiro 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *