Já se inscreveram no retiro que vamos ter no próximo domingo, aqui em Mogofores? Entrem em Eventos e apressem-se, para assegurarem a presença da vossa família! Vai ser uma bela preparação para o novo ano litúrgico que aí vem. Iremos aprofundar o Ensinamento Mensal (que por esta altura já estará bem meditado em família, ou ainda não?) e partilhar uns com os outros tantas coisas que vamos vivendo. Não faltem!
Por aqui, novembro tem sido mês de fogueiras. Foi o Holywins, agora um S. Martinho antecipado para o sábado, cheio de jogos e castanhas. Tanta brincadeira, que nem demos pela chuva!
Mas a festa é mesmo hoje, segunda-feira, dia de S. Martinho e sétimo aniversário do batismo da nossa Sara. Hoje, ela terá ocasião de acender a sua vela batismal e de cantar à oração com ela acesa, qual Virgem Prudente preparada para o encontro com o Esposo.
É engraçado como a vela que recebemos no último retiro, no final da Caça ao Tesouro, ainda não se gastou. Todas as noites a acendemos, durante cerca de meia-hora a quarenta minutos, e mesmo assim, ainda continua a iluminar as nossas orações familiares…
Este último mês tem também sido um tempo de várias viagens de trabalho ao estrangeiro para o Niall, uma ou duas noites fora, várias semanas seguidas. Nada que não seja normal em alguém que trabalha em relações internacionais, como o Niall me vai repetindo, mas não impede que sintamos todos a sua falta, ainda que breve. Que festa fazemos, quando ele regressa!
Geralmente, o Niall faz as malas cinco a dez minutos antes de sair de casa (quem o conhece, sabe que chega muito bem!). Da última vez, saiu durante a noite, e quando, de manhã, entrei na cozinha, encontrei sobre a mesa a lista que tinha feito para não se esquecer das coisas importantes:
Traduzindo: “Óculos, terço, passaporte, chapéu de chuva, pantufas, artigos de higiene, carteira, computador e telemóvel e carregadores”.
Ri-me sozinha com a ordem das anotações. Os óculos de leitura em primeiro lugar, sem os quais o Niall não poderia cumprir o trabalho pelo qual viajava, mas logo em segundo lugar, o terço. Só depois, tudo o resto.
Como vai a nossa bagagem, nesta nossa preparação para o grande encontro com o Esposo das nossas almas? Não sabemos o dia nem a hora, e talvez tenhamos, como o Niall, poucos minutos para fazer as malas. Estaremos a colocar, no topo das prioridades, a nossa vida interior?
O retiro está quase aí. Vamos falar da bagagem certa, das fogueiras familiares onde nos aquecemos, das velas que iluminam e se gastam a iluminar…
Aí vem o Esposo!
Venham ao seu encontro! É já no domingo…
🙋 malas prontas, velas acesas e inscrição feita!!!
Bom dia!
Inscrição feita!