Se HOJE ouvirdes a voz do Senhor…

Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações! (Sl 94/95)

Assim cantava o salmo num destes últimos dias. Será que ouvimos, hoje, a voz do Senhor? E será que a deixamos cair no nosso coração aberto?

Todos os dias, a Igreja oferece aos seus filhos a Palavra das Escrituras, repartida pelas três leituras da missa diária e pelas várias Horas celebradas na Liturgia das Horas. As Famílias de Caná acreditam que é muito importante conhecer e meditar nesta Palavra diária.

Claro que podemos e devemos, em cada dia, ler o que quisermos da Bíblia, seja através dos maravilhosos cartões bíblicos que a Olívia vai disponibilizando na Arca do Tesouro e que podemos trazer na carteira, no carro ou no bolso, seja através de um Plano de Leitura Bíblico, seja simplesmente porque queremos abrir a Bíblia e ler. Tudo isso é bom, muito bom.

Mas as leituras que a Igreja propõe em cada dia têm um valor diferente: elas são proclamadas, ao longo de todo o dia, em todas as igrejas do mundo. E as leituras da missa diária são oferecidas durante o sacrifício da missa, trazendo em si, de forma muito especial, a assinatura de Jesus escrita a sangue. Quando eu leio as leituras da missa diária, eu estou a unir-me espiritualmente aos crentes do mundo inteiro, vivam eles na China, no Brasil, na Escandinávia ou em Itália. E estou a unir-me espiritualmente às Eucaristias celebradas ao longo de todo o dia, em qualquer parte do mundo, onde a Palavra é servida à mesa como preparação para o Pão e o Vinho.

Assim, quando leio as leituras da missa diária, eu sou mais do que eu: sou a Igreja; e a Palavra é mais do que Palavra: é Salvação. Se a Palavra de Deus é sempre, sempre viva e eficaz, quanto mais a Palavra de Deus proclamada na Eucaristia?

“Mas, Teresa, eu não consigo encontrar a Palavra de cada dia. Tenho dificuldade em manusear o missal, e não conheço o calendário litúrgico.” Tenho recebido imensos e-mails neste sentido. E com razão! Porque se, como acabei de referir, a Palavra de cada dia é proclamada ao mesmo tempo em todas as Igrejas do mundo, também é verdade que em algumas ocasiões, ela é proclamada em dias diferentes em diferentes países, causando alguma confusão em quem procura seguir o calendário litúrgico.

O Dia de Reis, por exemplo: quem gosta de ler o site do vaticano, como eu, apercebeu-se que no Estado do Vaticano, o Santo Padre celebrou missa de Reis no dia 6, e a Festa do Batismo do Senhor no domingo dia 8. Assim também em Espanha e noutros países do mundo que mantêm o feriado e o dia santo de guarda. Ora em Portugal, em Itália e noutros países, o Dia de Reis foi dia 8, e a Festa do Batismo do Senhor foi transferida para segunda-feira dia 9. Porquê? Simplesmente porque o feriado do dia 6 há muito que nos foi tirado, tendo a Igreja transferido a celebração do Dia de Reis para o domingo seguinte, a fim de permitir a todos guardar o dia santo. Dia 6 não foi, em Portugal, dia de Reis!

Algo semelhante aconteceu com a Festa da Sagrada Família. Várias Famílias de Caná escreveram-me a perguntar se este ano não se celebrava esta festa. Sim, celebrou-se, mas não no domingo imediatamente a seguir ao Natal, pois esse domingo, este ano, foi dia 1, e o dia 1 é sempre a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, mesmo quando coincide com um domingo. As solenidades de Nossa Senhora que ocorrem ao domingo têm sempre prioridade! A Festa da Sagrada Família foi antecipada para a sexta-feira anterior, em toda a Igreja, como sempre acontece quando o Natal, festa móvel, é celebrado ao domingo. É pena que muitos, por dificuldade em conhecer o calendário, não a tenham celebrado.

Tudo isto é um bocadinho confuso, eu sei, e quantas vezes me engano também!

Assim, para facilitar o acesso à Palavra de cada dia, decidimos colocar aqui no site uma ligação para o Secretariado Nacional de Liturgia. Que seja, para todos nós, ocasião de oração e meditação a partir da Palavra! Ámen.

3 Comments

  1. Teresa finalmente reencontre-te!😊vê lá se adivinhas quem eu sou amigona! A minha amiga Madalena com quem dou catequese é que me falou do teu blog, o mundo é mesmo pequeno demais um xi

    1. Nem quero acreditar!!!!! Pensei que nunca mais te iria encontrar… Que estavas triste comigo! Tanta vez que penso em ti, querida amiga! Um abraço do tamanho do mundo! E sim, vamos pensar em ir aí um dia! Bjs a todos!

  2. Também existe a aplicação “ibreviary” que é sempre útil e tem lá tudo, leituras diárias e das horas. Tem dias em que dá erro infelizmente, mas é muito boa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *