Em Caná da Galileia...


Via Stellae – O Caminho da Estrela

A tarde do Retiro de Natal, como já é tradição, será ocupada com a Via Stellae: percorreremos o Caminho dos Pastorinhos, que se inicia na Rotunda dos Pastorinhos. Este caminho, que muitos peregrinos de Fátima nunca chegam a conhecer, é o caminho que os Pastorinhos faziam todos os dias, das suas casas à Cova da Iria, à Loca, e aos outros lugares que a Irmã Lúcia refere nas suas Memórias. Foi neste caminho que os Pastorinhos rezaram, falaram do Céu, falaram da Senhora, cantaram e brincaram, guardaram os seus rebanhos, gritaram o nome de Maria até o escutar devolvido pelo eco. O caminho está muito bem cuidado, recortado em campos que se mantêm como há cem anos atrás, cobertos de margaridas e ervinhas, por onde chilreiam passarinhos e balem ovelhas. Nunca vou a Fátima sem o percorrer, sozinha ou acompanhada. É o meu lugar preferido de Fátima!

Neste caminho está desenhada a Via Sacra tradicional, com catorze estações bem marcadas até terminarem no Calvário húngaro, no cimo da colina. Nestes dias de Natal, não iremos fazer a Via Sacra da morte de Jesus, mas a Via Sacra  do seu nascimento. Para isso, escrevi há uns anos um texto de meditações, contemplando catorze estações, catorze pedacinhos da história do nascimento de Jesus e da sua infância, que começa nove meses antes, com a Anunciação. Chamei-lhe Via da Estrela, ou Via Stellae, e podem imprimi-lo aqui: Via Stellae

Se forem amanhã ao Retiro em Fátima, não se esqueçam de levar o texto convosco. Se não forem, aproveitem estes dias de Natal para meditar, em família, neste caminho estrelado percorrido por Maria, José, Jesus, os Pastores, os Anjos, os Magos, e todos os pobres de Deus. Não deixemos terminar este tempo de graça sem meditar longamente na história da nossa salvação, esta história que não está ultrapassada, pelo contrário, é oferecida a cada geração como ocasião de salvação. Fiquemos, pois, unidos nesta oração!

A todos, um santo retiro e continuação de um Santo Natal! Ámen.

One Comment

  1. Teresa não irei mas obrigada pelos textos. Vou reza los. Um beij para todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *