Atividades de evangelização

atividadesevangelizacao@familiasdecana.pt

A ponte

O tema principal desta atividade está relacionado com a capacidade de ouvir os outros e de ouvir a voz de Deus. Esta atividade foi-nos enviada pelo Niall Power, que a pôs em prática pela primeira vez num dos retiros das Famílias de Caná, ao trabalhar com um grupo de 12 adolescentes, tendo tido grande sucesso entre eles!

Esta atividade é dividida em 2 partes principais:

Numa 1ªparte, reúne-se o grupo e conta-se a belíssima história do livro de Tobias (Tb 3:16-17 e Tb 12:11-12, 14-15, 17-18, 20). O Niall utilizou o livro Mistérios da Fé, Volume 3, da autoria da Teresa Power, págs. 58-61, referindo que o ajudou bastante a tornar a história mais clara e mais real para os adolescentes.

Sugere-se a exploração da história com o grupo, explicando como o amor de Deus curou Tobias e Sara das suas tristezas e da forma como, enviando um Anjo mensageiro intermediário, de nome Rafael, os guiou e os uniu, ainda antes de eles se conhecerem.

Numa 2ªparte, passamos à construção duma pequena ponte.

Materiais necessários: caixas de cereais ou outras caixas de cartão, cartolinas, rolos de papel higiénico, plasticina, palhas e cordas, tesouras, fita adesiva, molas, eventualmente algumas varas e outros pequenos materiais que se tenha em casa.

Divide-se o grupo em 2 subgrupos de tamanho igual e propõe-se a cada subgrupo que construa uma metade da ponte, utilizando o material disponível, que terá de ser repartido em partes iguais pelos dois grupos.

Qual é então o desafio?

Cada grupo terá de construir a sua metade da ponte sem ver o trabalho do outro grupo. Inicialmente, os dois grupos poderão fazer uma mini-reunião com cerca de 3 minutos, para formular um plano base para a construção da ponte, para que no fim possa resultar numa ponte coesa, estável e bonita. Depois, separam-se para lugares diferentes, onde não se poderão ver uns aos outros, e apenas poderão voltar a comunicar entre si através do líder (ou seja, a pessoa que está a coordenar esta actividade), que funcionará como um mensageiro entre os dois grupos [sem usar os telemóveis 🙂 ].Cada grupo só pode responder “Sim” ou “Não” às mensagens/perguntas do outro grupo. O líder não pode fornecer qualquer informação acerca do trabalho do outro grupo.

Parte final da atividade

Ao fim de mais ou menos uma hora (pode-se ser flexível com o tempo), reúne-se novamente os dois grupos e tenta-se interligar as duas metades da ponte. O resultado costuma ser muito divertido e os adolescentes desfrutam bastante desta parte.

Para terminar a atividade, sugere-se uma breve reflexão, como por exemplo “Eu sempre pensei que não precisava de ninguém para me ajudar a chegar a Deus – mas talvez eu estivesse errado….”

Ponte 1Ponte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *