Atividades de evangelização

atividadesevangelizacao@familiasdecana.pt

Linha do Tempo Bíblica

Sugestão e partilha da Isabel Marantes:

Já há algum tempo que crescia em mim a vontade de contarmos cá em casa a História da Salvação em forma de linha do tempo, com um fio condutor, com os anos, com imagens dos acontecimentos mais importantes. Os meninos faziam sempre perguntas sobre o ano em que determinada história do Antigo Testamento tinha acontecido, quem tinha escrito esse livro ou onde se enquadravam determinados livros da Bíblia, como o de Job ou o de Rute, por exemplo.

No Advento, já tínhamos feito uma espécie de linha do tempo com os símbolos da Árvore de Jessé, mas ficaram tantas histórias por contar…

Tinha entretanto encontrado, na Ascention Press, um panfleto, um livro e umas cartas que se chamavam: The Bible Timeline -The Great Adventure– e percebi que neles explicavam a História da Salvação com um fio condutor, de uma forma muito organizada e fácil de seguir. Fiquei em pulgas!

Propus, então, cá em casa que fizéssemos um cartaz e que fôssemos  marcando com imagens os vários acontecimentos da História da Salvação utilizando as tais cartas que tinha comprado, ao mesmo tempo que líamos alguns livros de histórias bíblicas para crianças que temos cá em casa.

Todos ficaram curiosíssimos e gostaram da ideia, mas a Leonor disse:

“ Mamã, já lemos algumas vezes esses livros para crianças. Será que eu não podia pegar mesmo na Bíblia e lê-la à medida que fazemos a linha do tempo?”

Eu adorei a ideia da Leonor e assim surgiu a nossa Bible Timeline, a nossa Linha do Tempo Bíblica!

Todos temos as nossas tarefas: o Miguel lê algumas histórias da Bíblia para crianças, a Leonor lê a Bíblia, eu escrevo um resumo no nosso cartaz, o David ajuda a colar as imagens que correspondem a cada história e o Luís fica responsável pela investigação quando surgem questões! E que questões surgem! Até a Siri (a assistente virtual do telemóvel) tem estudado sobre a História da Salvação!

A parte visual do cartaz ajuda-nos muito, sobretudo quando revemos em cada dia o que falámos nos dias anteriores, quando queremos falar das alianças que Deus foi fazendo com os homens ou quando queremos rever os principais acontecimentos de determinado período.

E porque tem de haver sempre alguma diversão à mistura, no final da leitura tentamos ver quem consegue responder a perguntas sobre o que estudámos nesse dia, através de um livro que comprámos na internet.

Às vezes distraímo-nos com o tempo e quando terminamos percebemos que a hora já vai avançada!

Estamos todos a aprender imenso… tem sido um tempo não só de união familiar, mas de realização de que Deus, desde toda a eternidade, tem um plano para cada um de nós e para toda a humanidade… e que conta sempre connosco para o realizar … percebemos também como a História da Salvação é a nossa história…e como estamos mesmo “todos no mesmo barco” (Papa Francisco)…e que os pecados de há 4 mil anos, têm as mesmas raízes dos pecados de agora… e que Deus é muito, muito paciente e nunca deixa de nos dar outras rotas possíveis quando nos desviamos do caminho, através do Seu “GPS”, como a Teresa tão bem nos lembrou num dos retiros!

A História da Salvação é a palavra de Deus. Nela Deus fala-nos… se não a soubermos, se não a transmitirmos aos nossos filhos, se eles só souberem uns salpicos dessa história, como poderão entender o plano que Deus tem para cada homem e para toda a humanidade?

Como poderão eles ser parte activa de uma história que não conhecem?

Há muitas formas de dar a conhecer esta história. Esta forma tão visual e tão fácil de acompanhar agradou-nos imenso. Mas o importante é que se faça…que se comece de alguma forma… porque é essencial que nós e os nossos filhos tenhamos a história mais importante do mundo gravada nos nossos corações…

One Comment

  1. Gostei muito! Obrigada pela partilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *