Atividades de evangelização

atividadesevangelizacao@familiasdecana.pt

O nascimento de Nossa Senhora

Esta atividade foi-nos enviada pela Isabel Marantes, que deixa o seu testemunho neste texto. Uma belíssima ideia para nós também! 

No dia 8 de Setembro celebramos o nascimento de Maria, 9 meses depois de termos celebrado a Solenidade da sua Imaculada Conceção, a 8 de Dezembro.

Este é um dos três nascimentos que fazem parte do Calendário litúrgico: o nascimento de Jesus (25 de Dezembro), o nascimento de João Batista (24 de Junho) e o nascimento de Maria.

O nascimento de Maria é um dia que gostamos muito de celebrar cá em casa, porque o nascimento de Maria tornou possível a vinda do nosso Salvador.

Para além disso, é um dia em que podemos falar sobre os pais de Maria (Ana e Joaquim), sobre a dificuldade em terem filhos e como Maria terá nascido quando já eram de “idade avançada” e sobre o que se pensa ter ocorrido durante a infância de Maria, o ter sido entregue ao Templo e aí ter aprendido tanto sobre as escrituras, etc.

Cá em casa, ao conversarmos à mesa sobre como poderíamos celebrar este dia, foram tantas as ideias e tão diferentes, que não chegámos a acordo. Então eu disse que resolveríamos no próprio dia ao pequeno-almoço o que iríamos fazer. Isto porque eu já tinha uma ideia: fazer um “Terço comestível” surpresa para o pequeno-almoço das crianças!

Os aniversários são sempre cheios de surpresas, não é?

Para além disso, não vejo presente que agradasse mais a Nossa Senhora do que o terço, que sempre nos pediu que rezássemos.

A ideia veio do site Catholic Icing, que tem ideias simples mas cheias de significado, bem ao jeito do carisma das Famílias de Caná! Podem espreitar aqui a ideia: https://www.catholicicing.com/make-and-edible-rosary-fun-for-catholic/

Portanto, no Domingo de manhã levanto-me um bocadinho mais cedo e preparo o terço na mesa da sala.

Já tenho os ingredientes: um ovo de chocolate para cada Pai Nosso, uma bolacha para cada Avé-Maria, amêndoas para colocar no fim e no início de cada dezena (a separar do Pai Nosso), uma cruz (talvez ainda faça uma cruz de barritas de cereais!) e uma imagem de Nossa Senhora que colocarei no centro do Terço.

Quando eles acordarem e entrarem na sala, cantamos uma música mariana e, claro, os Parabéns à nossa Mãe do Céu!

E vocês, como vão festejar o nascimento de Maria?

Cá em casa, espero que a abundância de bolachas seja, nesse dia, um estímulo para uma abundância de actos de paciência, generosidade e alegria com o nosso próximo, procurando imitar Maria…

Pois tal como disse São Luís Maria Grignion de Monfort:

Deus juntou todas as águas e deu nome de mar; juntou todas as graças e deu o nome de Maria.

 

 

3 Comments

  1. Isabel Miguel

    Sem dúvida que mais uma vez Nossa Senhora gostou imenso do vosso presente de aniversário! Parabéns a Maria nossa mãe do Céu, e parabéns às Familias de Caná, que tantas alegrias dão a Nosso Senhor e Nossa Senhora 🙂

  2. Que belo presente!!! 🙂 A Mãe sorriu com toda a certeza! 😀
    Obrigada pela partilha! Será muito útil 😉

  3. Susana Machado

    Que bela ideia para fazermos também .
    Obrigada Marisa por partilhares connosco.
    Beijinhos,

    Susana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *