Esta actividade tenta explicar como se faz e qual o significado do Baptismo, a crianças dos primeiros volumes da catequese e é mais uma belíssima ideia enviada pela Diana Cruz, catequista em Cantanhede.

Imagem ilustrativa
Para esta actividade necessita-se apenas duma vela, dum lenço branco e de água benta numa tacinha.
À vez, cada criança coloca o lenço branco no ombro, segura a vela na mão esquerda e com a mão direita benze-se, dizendo “Eu, ________, fui baptizado (a) em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
Sugestão extra – e que tal dizer-se também o dia e o nome da paróquia onde se foi baptizado?
Conta-se que, um dia, uns jornalistas perguntaram ao Santo Papa João Paulo II qual fora o dia mais importante da sua vida. O Papa respondeu de imediato: “O dia mais importante da minha vida foi o Dia do meu Baptismo. Sabem porquê? Porque foi nesse dia que me tornei filho de Deus, e ser filho de Deus é a maior honra e glória que se pode ter neste mundo!”
A Diana garante-nos que esta actividade foi um sucesso com os seus meninos 🙂
Eu pus em prática esta ideia com os meninos do 2ºano de catequese. Providencialmente, estávamos a poucos dias do baptismo de um desses meninos! Foi uma óptima oportunidade de lhes explicar o que é o Baptimo.
Os meninos gostaram muito desta ideia: para minha grande admiração, levaram tudo muito a sério! A vela acesa, o paninho branco e a água benzida pelo nosso sr padre … Nos seus corações, eles estavam mesmo a renovar as suas promessas de baptismo!
Ainda hoje me falam desta actividade! Foi um sucesso e não custa quase nada a preparar…