Atividades de evangelização

atividadesevangelizacao@familiasdecana.pt

Terço florido, terço luminoso…

A palavra Rosário vem de rosas, e Maria, mais do que ninguém, merece todas as que lhe possamos oferecer.

Esta atividade foi realizada na festa de final de ano na catequese de Mogofores, festa que dedicámos a Maria, nossa querida Mãe. Durante a celebração, rezámos o terço. E fizemo-lo desta forma original.

Em casa, a Vera, uma bela catequista da paróquia, preparou cinquenta e três flores de esponja, todas iguais, e ainda cinco outras flores de cor diferente. As primeiras representavam as cinquenta e três Avé-Marias, e as segundas, os cinco Pai-Nossos do terço.

À entrada do Santuário, cada criança recebeu uma pequena flor. Depois, enquanto se rezava o terço, e no espaço de cada Avé-Maria ou de cada Pai-Nosso, cada criança foi, à vez, colocar a sua flor aos pés do altar, onde uma catequista ia organizando o conjunto até formar um belíssimo terço florido. Valeu a pena!

IMG_7917  IMG_7927IMG_7913

Ano e meio depois, a Carla, também catequista, deixou-se inspirar por esta ideia e orientou, na oração no Santuário com todos os meninos da catequese, a oração de um terço luminoso. Usando os mesmos princípios, substituiu as flores por velas pequeninas, que os meninos, à vez, colocaram aos pés do altar. Digam lá se não ficou digno de Nossa Senhora?

Terço de Luz, feito com as crianças na catequese, preparando a Imaculada Conceição

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *