Atualidade

atualidade@familiasdecana.pt

Secretariado nacional promove “roteiro” para iniciação cristã de adultos

liturgia2O presidente da Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade,  D. José Cordeiro, afirmou que a obra ‘Catequeses para a iniciação cristã dos adultos’ é uma “proposta inédita” com o “desafio de fazer cristãos” e “ensinar-lhes tudo” sobre Jesus e o seu Evangelho.

“É um enorme contributo para a iniciação cristã dos adultos. Para aqueles que se preparam para a iniciação em adultos como para aqueles que, tendo sido batizados, querem agora aprofundar as razões mais profundas da sua fé, a esperança, e a caridade”, disse aquele responsável, citado pela Agência Ecclesia.

O, também, bispo da Diocese de Bragança-Miranda referiu que a nova publicação segue também “o repto” do Papa Francisco aos bispos portugueses quando pediu que fossem capazes de “ousar passar do método escolar ao método catecumenal na vivência e transmissão da fé”, na visita Ad Limina, em setembro de 2015.

Em ‘Catequeses para a iniciação cristã dos adultos’ o Secretariado Nacional de Liturgia propõe 96 catequeses, para três anos, que seguem “todos os itinerários” do ritual de iniciação cristã dos adultos.

“Nenhum de nós que é batizado e consciente do seu batismo, nas diferentes vocações e missões da Igreja, nasceu cristão. Tornamo-nos cristãos com a ajuda dos nossos pais, padrinhos, da comunidade paroquial, de catequistas, com o testemunho uns dos outros”, destacou o presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade.

D. José Cordeiro referiu dá conta que a “bem conseguida e feliz proposta” pode “ajudar” a um itinerário “sereno” e capaz de fazer cristãos, “ou melhor, fazer católicos no melhor sentido da palavra”.

O esquema em ‘Catequeses para a iniciação cristã dos adultos’ começa no pré-catecumenado; depois o tempo do catecumenado seguido da “purificação” até ao Tempo da Iluminação, com os sacramentos da iniciação na Vigília Pascal, e o Tempo da Mistagogia.

Fonte: Agência Ecclesia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *