Proposta da Família Batista
Estamos a poucos dias de terminar o ano 2018 e de iniciar um novo ano civil …
É uma óptima altura para (re)avaliarmos a nossa vida, para discernirmos com clareza quais as áreas nas nossas vidas que precisam duma mudança – vida na paróquia, atividades de serviço e de evangelização, emprego, hobbies, amigos … mas especialmente em relação à nossa família.
É também uma boa altura para sonhar (bem alto, até ao Céu!) e para fazer planos … não apenas aqueles planos grandes e (quase) impossíveis; mas planos pequeninos, concretos, realizáveis, que mudem o nosso coração no quotidiano do dia a dia, que tornem todos os elementos da nossa família um pouquinho mais santos a cada dia …
Que vos parece as seguintes resoluções de ano novo:
Resolução nº1: Vou dedicar mais tempo, de qualidade, à minha família – aos meus filhos, ao meu esposo(a), aos meus pais, irmãos, netos….
Resolução nº2: Vou tentar implementar mais atividades em família na nossa rotina diária ou semanal ou mensal, com mais momentos de oração, vivendo e celebrando em família as principais festas e solenidades da Igreja Católica, com o auxílio de jogos, trabalhos manuais, atividades e pequenas brincadeiras – e assim tornar-nos verdadeiramente numa Igreja Doméstica, viva, alegre, capaz de contagiar outras famílias!
Parece-vos bem? Já tinham pensado nisso?
E se começarmos já? Hoje mesmo?
No próximo Domingo, dia 30 de Dezembro, a Igreja celebrará a Festa da Sagrada Família – e vocês, já pensaram como vão celebrar esta festa em família? Precisam de uma ideia – ou duas? Ora, aqui vão elas:
Atividade nº1 – Pintar a Sagrada Família
Atividade inspirada numa ideia do pinterest.
Materiais:
- Cena da Natividade – podem fazer o download aqui – Natividade PeB
- Cartolina preta – para as figuras da natividade
- Cartolina amarela ou laranja – para a estrela (opcional)
- Molde duma estrela (opcional)
- Tela ou papel cartolina ou folha de papel resistente
- Tinta acrílica, guache, aguarela, lápis de cor ou de cera (cores azul e branco)
- Cola
- Tesoura
Como fazer:
- Imprimir a cena da Natividade – podem fazer o download aqui – Natividade PeB
- Colar a cena da natividade em cartolina preta e recortar – ou então, usando papel vegetal, copiar a cena para a cartolina preta
- Imprimir o molde duma estrela, copiá-lo para uma cartolina amarela e recortá-la
- Na tela ou papel, desenhar um círculo no centro a lápis ao de leve no centro (pode usar-se um prato com cerca de 10 cm)
- Começar com a tinta/lápis/cor branca e pintar o centro, depois ir acrescentando azul, tentando pintar em círculos; do meio para as margens usamos cada vez mais azul, de forma a que no final só usemos tinta azul
- Deixar secar
- Colar a cena da Natividade e a estrela – como podem ver nas fotos
- Pendurar a vossa linda obra de arte num local de destaque
Possível resultado final:
Chamem a família, em especial as crianças, e juntem-se para criarem uma obra de arte à vossa maneira. Sigam os primeiros passos desta atividade, mas inventem vocês qual o plano de fundo da vossa pintura – um céu estrelado, um campo verdejante e com flores, o nascer do sol, ou desenhem uma série de símbolos – estrelas, corações, cruzes, pombas, ovelhas – que faça sentido para a vossa família. Aproveitem o tempo despendido nesta atividade para falarem e contarem entre vocês as histórias que conhecem acerca da Sagrada Família ….
Atividade nº2 – Fazer um vitral de papel
Atividade inspirada numa ideia encontrada aqui.
Materiais:
- Cena da Natividade – podem fazer o download aqui – Natividade PeB
- Cartolina preta
- Pedaços de papel tipo crepe ou papel de seda (papéis semi-transparentes), com diversas cores (à vossa escolha!)
- Papel autocolante transparente (como aquele que se usa para forrar os livros da escola)
- Tesoura
Como fazer:
- Tal como na atividade anterior, imprimir a cena da Natividade (download aqui – Natividade PeB ), recortar e copiar a imagem para uma cartolina preta e recortar novamente
- Cortar pedaços de papel colorido em quadrados
- Recortar um quadrado de papel autocolante suficientemente grande para que caiba toda a cena da Natividade
- Virar a face autocolante para cima
- Centrar a cena da Natividade e colar no papel autocolante
- Colar os pedaços do papel colorido no espaço vazio, por cima das personagens, de modo que não fiquem zonas sem papel
- Recortar o excesso de papel colorido que possa haver
- Virar a imagem do outro lado e emoldurar
- Pendurar na janela
- Admirar e agradecer, em família, por toda a luz, cor e vida que Jesus, Maria e José trouxeram às vossas vidas, por causa dos Seus “sim’s” aos planos de Deus …
Resultado final:
A Marisa e a Margarida também quiseram fazer o seu vitral da Sagrada Família para colocar na janela do quarto e colocaram mãos à obra! Digam lá se não ficou bonito?
Utilizem a imagem da Natividade que partilhamos convosco e dêem asas à vossa imaginação, em família. Depois, partilhem connosco as vossas lindas obras de arte!