Testemunhos


Marisa Milhano

Marisa

Olá 🙂

O meu nome é Marisa, tenho 22 anos, sou estudante de Medicina em Lisboa e moro em Corroios, no Seixal, com os meus pais e avós. Deixem-me contar-vos a minha história ….

Desde que me lembro que a minha família sempre foi a típica família portuguesa “católica não-praticante” – aparecíamos na igreja quando havia um baptizado, um casamento ou um funeral – e pronto! Já chega! Está bom! Aos 9 anos entrei por iniciativa própria na catequese, fiz a primeira comunhão e a profissão de fé e sonhava ser um dia catequista.

Contudo, por volta dos meus 14 anos, a minha mãe teve cancro da mama… Foi uma situação muito complicada para a nossa família, com muitas incertezas, muitas dúvidas, e muitos medos. Por essa altura, eu estava a passar por uma fase de adolescência muito difícil, com muita rebeldia e agressividade, e comecei a namorar com um rapaz, contra a vontade da minha família. Nesse ano parecia que o nosso mundo, então perfeito, parecia estar a desmoronar-se completamente… e eu revoltei-me contra Deus. Como era possível que Ele tivesse deixado acontecer algo assim à nossa família??!!

Afastei-me de Deus de todas as maneiras que encontrei e fugi desesperadamente de tudo o que Lhe dizia respeito. Envolvi-me em outras culturas, em seitas, em outras religiões – Wicca, Budismo, Hinduísmo…. Experimentei tudo, numa busca desenfreada de algo que me explicasse o porquê de tudo o que tinha acontecido, de algo que me retirasse toda aquela dor e que preenchesse o profundo vazio que sentia no meu coração.

Aos 18 anos a minha vida voltou a mudar. Terminei o meu namoro, perdi várias amizades, saí da minha muito amada escola e entrei sozinha na faculdade de Medicina, e os avós e o pai foram hospitalizados por diferentes razões. Parecia que o mundo ia acabar novamente.

Então conheci uma rapariga fantástica na faculdade, católica praticante, que, com muita insistência e com muita alegria, ajudou-me a reencontrar Deus. Aos poucos, um passo pequenino a cada dia, iniciei a minha caminhada de volta à casa do Senhor, uma jornada que demoraria cerca de 3 anos até estar completa. Em Maio de 2014, ganhei finalmente a coragem necessária para pedir perdão a Deus e de procurar o Sacramento da Reconciliação. E adivinhem? Ele aceitou-me de volta. De braços absolutamente abertos!

Conheci o blog Uma Família Católica no início do ano de 2014 e fiz o meu primeiro retiro das Famílias de Caná no dia 20 de Setembro deste ano, em Almada. E acreditem que mudou a nossa vida!

Entretanto, voltei à catequese e fiz o meu Crisma em Outubro passado. Desde essa altura, estou em processo de discernimento da minha vocação na Igreja Católica – Santo matrimónio? Vida religiosa? Leiga consagrada? O Senhor me dirá o que deseja de mim, a Seu tempo 🙂

A minha mãe tem-me acompanhado em todos os passos desta caminhada, que também é a dela, e juntas temos tentado viver o espírito das Famílias de Caná nas nossas vidas!

Podem ficar a conhecer melhor esta minha caminhada no blog Uma Jovem Católica 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *