Testemunhos


Oração pelos Avós e Idosos

Partilha e proposta da Marta Antunes

Talvez pudesse não me ter apercebido de que está a chegar o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, pois por vezes o tempo e a paciência para a tecnologia (ou a falta deles) não me permitem estar a par de tantas ideias e propostas bonitas e singelas que o nosso Papa Francisco nos doa. Mas, através de algumas almas mais atentas, e graças à Pastoral Familiar da Diocese de Santarém, cujo secretariado integramos, eu e o meu marido João, tomei conhecimento deste dia. E nesse seguimento, o Padre Vicente, assistente desta equipa, sugeriu-me que escrevesse alguns textos que pudessem eventualmente integrar a oração de um terço intergeracional que vai ter lugar no próximo dia 25 de julho, com 25 jovens e 25 idosos (pastoralfamiliar.pt).

Gostava que estes pequenos textos pudessem acompanhar qualquer oração que queiramos dedicar, nesse e noutros dias, aos avós e a todos os idosos. Pode ser rezado num terço ou noutro formato de oração, e, por isso, aqui partilho com todos, para podermos rezar individualmente e/ou em casal, em família, unindo jovens e menos jovens em comunhão numa oração que une gerações. 

Ao escrever estas linhas, eu própria me fui apercebendo de muitas coisas importantes que raramente me vêm à lembrança. Espero que assim tenham ficado retidas na minha memória e que o mesmo possa suceder com todos vós.

 

Introdução

Segundo nos conta o Papa Francisco, no texto que dirige aos avós neste Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, de acordo com uma tradição, São Joaquim, o avô de Jesus, orava insistentemente para ter filhos, e o Senhor atendeu a sua oração, dando a Joaquim e a sua esposa, Ana, uma filha, Maria, mãe de Jesus.

Neste dia, que antecede o dia em que se celebra a festa litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, também nós rezamos a Deus, sob a forma da oração deste terço intergeracional, unindo idosos e jovens em comunhão. Que esta oração possa servir para lembrar a uns e a outros que Ele está, de facto, com cada um, todos os dias, mesmo quando tudo parece escuro. Mas, principalmente, que com a contemplação destes mistérios gloriosos, jovens e idosos possam captar a verdadeira dimensão do que o Senhor nos dá e nos pede.

O Senhor está com cada idoso. Consola-o, desafia-o e envia-o a evangelizar, qualquer que seja a sua idade ou condição. Que aquele que tem mais idade diga o seu “sim” e que o que tem menos idade aceite este “sim”, o leve e faça evoluir para um mundo mais consciente, mais fraterno, mais pacífico.

Rezamos, para que as memórias, os sonhos e as orações dos nossos Avós e Idosos, não fiquem nos seus pensamentos, mas sejam transmitidas com motivação e misericórdia, e recebidas com humildade, entusiasmo e visão.

Ámen.

 

Mistérios Gloriosos

1º Mistério | A ressurreição de Jesus

Na Sua infinita bondade, o Senhor concedeu-nos a vida eterna por meio de Seu Filho e da Sua ressurreição. Da mesma forma, nos oferece a oportunidade de viver diariamente com aqueles que vieram antes de nós e que podem ser emissores de memórias e transmissores de fé aos mais jovens. Rezamos, assim, por todos os Avós e Idosos que fazem parte das nossas vidas e pedimos orientação para que os menos idosos saibam sempre procurá-los e acompanhá-los.

 

2º Mistério | A ascensão de Jesus ao Céu

Como nos lembra o Papa Francisco, antes de subir ao Céu, o Senhor prometeu aos discípulos: «Eu estou contigo todos os dias» (Mt 28, 20). Esta promessa é-nos repetida constantemente e, hoje em especial, aos nossos Avós e Idosos. Também a cada um de nós cabe estar presente na vida de todo o idoso, do que está inserido numa amável família, do que está bem tratado numa instituição, daquele que se encontra mais do que sozinho, só, daquele que está mais vulnerável por qualquer circunstância da vida. Rezamos por todos os Idosos que mais precisam de uma presença de amor. 

 

3º Mistério | A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos

Senhor, como enviaste o Teu Espírito a Maria e aos Apóstolos, para que sobre eles pairasse sempre a Tua Palavra, da mesma forma Te rogamos que a experiência e sabedoria dos nossos Avós e Idosos sejam transmitidas a todos. Que as crianças, jovens e filhos adultos, não esqueçam as suas raízes e compreendam a sua importância, tendo o discernimento e humildade de procurar e pedir esse conhecimento junto dos que enviaste antes. Que as relações entre filhos e pais, netos e avós, jovens e idosos, possam tornar-se cada vez mais próximas e consistentes, numa atitude fraterna de respeito e escuta mútuos. 

 

4º Mistério | A assunção de Nossa Senhora ao Céu

Maria, a imaculada mãe de Jesus, subiu ao Céu, depois de preencher toda a sua vida terrena de palavras e ações de louvor, de gratidão e ajuda ao próximo. No dia em que, apressadamente, se dirigiu para a terra de sua prima Isabel, para dela cuidar e a assistir no que precisasse, Maria deu-nos um dos muitos exemplos de como podemos agir na nossa vida, se quisermos, sem dificuldade, acompanhados de uma fé inabalável. Rezamos, assim, neste mistério em especial, por todos os Avós e Idosos que se encontram doentes ou mais debilitados, e também por aqueles, que apesar da idade avançada e da saúde tantas vezes frágil, são, eles próprios, cuidadores do outro.

 

5º Mistério | A coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra

Neste tempo de pandemia que vivemos, que apesar de conturbado e de grande sofrimento, é em muitas questões idêntico a muitos outros tempos que temos vivido, ainda que muitas vezes não nos apercebamos disso, pedimos a intercessão de Nossa Senhora, por todos os nossos Idosos e por todos os nossos Avós, que partiram desta vida por causa do Covid-19. Rezamos igualmente por aqueles que faleceram por outros motivos e pedimos que as suas almas se encontrem junto do Pai em festa eterna.

2 Comments

  1. Lembro todos os Avós e pessoas idosas esteios de fé e testemunho de vida, de coragem e determinação.
    Pelo exemplo que são para as gerações mais novas.
    Recordo meus Pais, que o Senhor os tenha junto de si, como sempre peço a Nossa Senhora, âncoras da nossa família…..

  2. Maria do Pilar Pereira

    Só hoje li esta partilha, mas não quero deixar de agradecer o texto bem pensado – e bem escrito. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *