As orações diárias das Famílias de Caná
As Famílias de Caná iniciam a sua oração familiar com o Shemá judaico (Deut 6, 4-5), a que Jesus acrescentou, segundo os Evangelhos, um versículo do Livro do Levítico: “Amarás o próximo como a ti mesmo.” (Lv 19, 18) Depois, mais tarde, Jesus elevou este mandamento do amor a um nível infinitamente mais alto, ao colocar-Se a Si mesmo como modelo de amor: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.” (Jo 13, 34)
Amar a Deus e amar o próximo como Jesus nos amou, eis o resumo de todo o Evangelho e, por isso, a afirmação primeira na nossa oração familiar. Sabemos que, pondo em prática esta Palavra de Jesus, seremos plenamente felizes!
Depois, como filhos que se confiam aos braços da mãe, rezamos a nossa consagração a Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe de Caná. É uma oração muito simples, invocando Maria no mistério das Bodas de Caná, o mistério que a traz para dentro de cada casa e de cada família como a Medianeira de todas as graças, a Auxiliadora dos cristãos. Nesta curta oração, não esquecemos José, o Esposo de Maria, pois enquanto crentes na vida eterna, sabemos que, nas Bodas de Caná, ele continuava presente na vida de Jesus como pai, e na vida de Maria como seu primeiro consagrado.
Shemá
“Escuta Israel
O Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás o Senhor com todo o teu coração
Com toda a tua alma e com todas as tuas forças
E amarás o próximo como Jesus nos amou.
Faz isto e serás feliz.
Ámen!”
(Lc 10, 27-28)
Consagração
“Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe de Caná,
Consagramos-te hoje e sempre a nossa família.
Confiamos na tua intercessão de mãe,
Para que o vinho da fé, da esperança e do amor
Nunca acabe em nossa casa.
Faz de nós servos do Senhor, como tu e José teu esposo,
E ensina-nos a fazer tudo o que Jesus nos disser.
Ámen!”
As orações tradicionais da Igreja e a oração familiar
Ao longo do ano litúrgico, a Tradição da Igreja sugere aos cristãos algumas formas particulares de oração – novenas, a Via Sacra, etc – como preparação para solenidades e festas específicas. Embora a oração familiar deva ser simples e leve, de vez em quando ela pode ser enriquecida com estas formas de oração, que alimentam a fé, aprofundam a meditação e, ao trazer novidade, despertam o entusiasmo.
Porque a espiritualidade das Famílias de Caná é profundamente bíblica, as meditações para Vias Sacras e novenas propostas são sobretudo baseadas nas Escrituras Sagradas. Que estas propostas sejam para a maior glória de Deus!
Exame de consciência
Diferentes passagens das Escrituras e diferentes pontos da doutrina deitam luz sobre aspetos também diferentes da nossa consciência. Detalhes que ficam ocultos quando se consideram, por exemplo, os Mandamentos, vêm à luz se considerarmos, por exemplo, as Bem-aventuranças. É por isso importante analisarmos a consciência a partir de variadas “fontes de luz”, uma de cada vez, uma antes de cada confissão, para que nada em nós fique às escuras.