As Famílias de Caná nasceram quando a Família Power sentiu o chamamento de Deus para partilhar com outras famílias a sua forma particular de ser Igreja Doméstica.
O Niall, nascido a 24 de dezembro de 1970, é irlandês, natural de Waterford, e sétimo de uma família de dez irmãos, tendo um deles falecido aos dezoito anos. Educado na fé católica, o Niall foi escuteiro e participou desde sempre na vida paroquial, em família. Durante a juventude, teve a graça de ir a Taizé, onde despertou para a força da oração. Mais tarde, já durante o namoro com a Teresa, fez um Convívio Fraterno, experiência poderosa de encontro com o Senhor e com a Igreja.
A Teresa, nascida a 3 de junho de 1972, é natural de Lisboa, Portugal, mas viveu e cresceu em Castelo Branco. A mais velha de três irmãs, aos dezoito anos perdeu o pai, vítima de doença prolongada. Participou desde pequena, em família, nas atividades da sua paróquia. Integrou o movimento “Convívios Fraternos” com quinze anos, fazendo parte da equipa coordenadora ao longo dos anos seguintes, até casar. Foi também com cerca de quinze anos que, com a sua família, conheceu o Renovamento Carismático Católico. Durante os anos seguintes, peregrinou a Taizé, a Lourdes e a Mejugorje e participou em encontros e retiros proporcionados pelo Renovamento Carismático Católico, crescendo em intimidade com Jesus e aprofundando a fé em clima de alegria.
O Niall e a Teresa conheceram-se na Alemanha em 1992, a meio dos seus cursos universitários, inseridos no projeto Erasmus de mobilidade de estudantes. Uniu-os desde o início a fé católica e um grande amor a Nossa Senhora, a quem se consagraram no dia do seu casamento, a 27 de julho de 1996, em Fátima.
No início da sua vida de casados, viveram em Aveiro, e alguns anos depois, na Gafanha da Encarnação. Em 2007, mudaram-se para Mogofores, Anadia, para perto do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, onde nasceram quatro dos seus filhos e as Famílias de Caná.
Durante a pandemia da Covid-19, em 2020, o Niall e a Teresa perceberam que Deus os chamava a deixar Mogofores e a reconstruir uma casa centenária herdada, em Idanha-a-Nova. É aí que residem agora, e aí que procuram fazer a sua pequena parte na grandiosa tarefa de reconstrução das famílias cristãs e da Igreja.
Ambos exercem as suas profissões, o Niall na Universidade de Aveiro, agora em teletrabalho permanente, a Teresa como professora de Inglês, trabalhando a meia-jornada. Abertos à vida e ao amor, foram abençoados com oito filhos, tendo um deles partido para o céu com apenas um ano e meio de idade e um tumor cerebral. São eles o Francisco (já casado), a Clara, o Tomás (falecido), o David, a Lúcia, o António, a Sara e o Daniel, que já nasceu em pleno Movimento Famílias de Caná.
Ao longo dos anos de vida em comum, a Família Power foi desenvolvendo a espiritualidade que, no dia 14 de setembro de 2013, dia da Exaltação da Santa Cruz, propôs pela primeira vez formalmente a outras famílias. Desde então, a sua missão, que engloba todos os seus membros, tem sido levar a alegria das Bodas de Caná ao maior número de famílias possível, de acordo com a Palavra do Evangelho: “Ide, pois, às encruzilhadas dos caminhos e chamai para as bodas a quantos encontrardes.” (Mt 22, 9)
No blogue Uma Família Católica, a Família Power partilhou, ao longo de dois anos e meio, a sua vivência da Palavra de Deus no quotidiano e contou muitas histórias familiares. Escutar as entrevistas à Família Power é também uma ótima forma de ficar a conhecer o movimento. A Teresa é ainda autora de vários livros, à venda em livrarias católicas e online. A Família Power pode ser contactada diretamente através do mail central deste site: info@familiasdecana.pt