Eventos anteriores


Retiro em Coimbra, 14 de fevereiro de 2016

O primeiro retiro em Coimbra aconteceu no dia de S. Valentim, na paróquia de S. Martinho do Bispo. Que dia abençoado!

Tinhamos oito famílias inscritas – três de Coimbra, duas do Porto, uma de Tomar, uma de Lisboa e outra de Cantanhede. Mas ao longo de todo o sábado, no meio da chuva torrencial que alagou o nosso país, cortou estradas, fechou barras, espalhou viroses e a todos encerrou nas suas casas, as desistências foram chegando. Ficámos com apenas cinco famílias. Mas mesmo que fosse apenas uma, merecia todo o nosso esforço!

O domingo acordou cheio de chuva, e Coimbra encontrava-se no centro da tempestade. Onde nos iríamos nós meter? As crianças acordaram felizes: era dia de retiro! Durante a viagem choveu. E quando saímos do carro, em Coimbra, caía granizo… Nada que pudesse perturbar o sentimento de felicidade ao sermos acolhidos pelas duas Famílias de Caná com quem já partilhamos tão grande amizade. O Cristóvão, a Cláudia, o João e a Sónia tinham tudo preparado para um dia em cheio, e um abraço amigo para nos receber.

Fomos também maravilhosamente acolhidos pelo senhor padre Carlos Pinho na sua paróquia. Quanta profundidade e quanto amor nas suas palavras e nos seus gestos! “Façam boa viagem para lá e para cá!” Disse-nos o senhor padre à despedida, com uma gargalhada simpática. Claro que voltaremos!

Deixo-vos as fotos do dia – o espaço acolhedor, os corações de S. Valentim (ou os nossos corações misericordiosos…) a sorrir e a fazer cara feia, acolhendo ou rejeitando o amor do Senhor, as brincadeiras dos mais novos e os trabalhos dos mais crescidos, a oração, o terço, a adoração, os ensinamentos, a magia, a música, a alegria… Deixo-vos as fotos mas o resto, o essencial, terão de imaginar. Ou, se quiserem, terão de vir experimentar um dia!


 

Comments are closed