Acampar rima com natureza, liberdade, amigos, sorrisos, noites mal dormidas e tempo…

Nas Famílias de Caná, rima ainda com presença de Deus, oração e ensinamentos, patins e bicicletas, bolas e banquetes, grandes banquetes!



Foi assim que no passado fim de semana, 1, 2 e 3 de agosto se juntaram, no santuário Nª Srª Auxiliadora, em Mogofores, 12 famílias (54 membros), vindas de várias partes do país para o 9º acampamento das Famílias de Caná. Casais sem filhos, pais, mães e filhos, mães e filhos e este ano até só filhos! Dois jovens que por motivos diferentes escolheram participar individualmente e que bem estiveram. No domingo juntaram-se aos acampados, mais 3 famílias, contribuindo para que este se tornasse um encontro internacional – com a participação da primeira Família de Caná da Suíça, a Família Coelho – e para que o dia se enchesse de esperança, também pela notícia da chegada, para muito breve, da primeira bebé da família Nuñez Power, que será a primeira neta da Família Power.

Sob o tema “A Fonte do Amor”, que nos remeteu, em particular, para a vocação matrimonial, tudo foi pensado ao pormenor. Da decoração cuidada de cada espaço que nos fez sentir como verdadeiros convidados, às corridas e preenchidas mesas das refeições, com a alegria e abundância características dos grandes banquetes nupciais, até à feliz coincidência de termos partilhado o mesmo espaço com a realização de um efetivo casamento. Cuidado com os arranjos! Parabéns aos noivos!

Crianças, Jovens e Adultos, cada um à sua maneira teve tempo, durante o fim de semana, para ir “beber” desta Fonte do Amor. Os mais pequenitos, no sábado, trabalharam a temática da vocação a partir da história do chamamento de Samuel num divertido jogo de pistas, cujo mote era “Escutar a voz de Deus”. E que atentos eles estiveram! No domingo, exploraram a vocação matrimonial concretizada nos diferentes papeis que cada um assume, enquanto parte de uma família, em particular o papel dos irmãos. A partir da vivência familiar, despertaram para a fraternidade, o perdão, a caridade e o serviço ao próximo, como missão cristã.

A vocação matrimonial (história do Casal Martin – São Luís e Santa Zélia) foi a que conquistou mais adeptos entre as crianças que frequentam o 1º e 2º ciclo, mas não deixaram de refletir também na sacerdotal (chamamento ao sacerdócio do Papa Francisco), laical (experiência de Carlo Acutis) e religiosa (vida e obra da Madre Teresa de Calcutá). Rezamos para que surjam outras vocações dentro do Movimento.
Os jovens adolescentes acompanharam os adultos (no sábado) numa viagem bíblica pelo sacramento do matrimónio, o amor humano e a sua relação com o amor divino, percorrendo várias histórias de amor ao longo do antigo e novo testamento. Mas, no domingo, viveram uma experiência entre eles, refletindo na bênção que é viver um sacramento (nomeadamente o matrimonial) na presença de Deus. Não vamos sozinhos! Deus está presente.

Aos adultos, além das histórias bíblicas de Isaac e Rebeca, Jacob e Raquel, Moisés e Séfora, do encontro místico da Samaritana à beira do poço e das bodas de Caná, foi dado espaço para refletirem sobre o sacramento do matrimónio e no que ele significa hoje em dia, de acordo com o Catecismo da Igreja Católica. Ambos os ensinamentos ficarão, futuramente, disponíveis em podcast.
Animação não falta em nenhum retiro das Famílias de Caná. Num acampamento, é garantida. Alguma vez imaginaram jogar basquete em cima de patins? E lançamento do disco? Pois neste acampamento não pôde faltar este desporto que cada vez reúne mais adeptos. Mas além das brincadeiras livres, houve jogos organizados que colocaram pais a jogar com filhos, famílias a jogar com outras famílias numa saudável competição. Andámos “40 anos no deserto” um jogo de tabuleiro que nos obrigou a responder acertadamente a perguntas bíblicas e desvendámos nomes de livros e personagens bíblicos em escrita “emojis”.

Mas se tivéssemos que eleger “o momento” deste, e arriscamos dizer de qualquer outro acampamento das famílias de Caná, seria sem dúvida o Serão Bíblico. Depois deste serão, não é mais possível ouvir determinadas passagens bíblicas, sem sorrir. O cuidado que cada família dedica à preparação deste momento é delicioso. Este ano tivemos muita representação, algumas atualizações de passagens bíblicas aos tempos de hoje, música e dança. Até conselhos motivacionais, tão na moda nos dias de hoje, descobrimos estarem escondidos entre as páginas da bíblia. Foi uma noite inesquecível!


No centro da aventura que foi este acampamento, esteve sempre o Senhor Jesus! Que bom ter tempo para brincar e partilhar segredos com os amigos. Mas melhor ainda é poder encontrar Jesus e Maria, na eucaristia diária e na adoração ao Santíssimo, no terço rezado ao som da voz das crianças.

Agradecer a todas as famílias que tornaram este acampamento possível, quer na sua preparação, quer na sua concretização.
Agradecer aos Salesianos que sempre nos acolhem tão bem e de forma tão disponível abrindo-nos as portas da sua Casa.
Agradecer a Deus, nosso Pai que nos permite caminhar em conjunto, numa Família de Famílias! Para o ano há mais! Não faltem às Bodas!
Família Ramos Tomás
















































































































































































































































































































































































Que belo programa! Que falta que fazem modelos de matrimónio…casamos e vamos “às aranhas”!
Estes retiros sao abertos a todos ou apenas a membros do movimento?
Abraço fraterno
Que belo programa! Que falta que fazem modelos de matrimónio…casamos e vamos “às aranhas”…
Estes retiros sao abertos a todos ou apenas a membros do movimento?
Abraço fraterno
Abraço amigo a todos vós – tenho o Movimento Familias de Caná diariamente presente na oração.
Parabéns à família Nuñez Power pela bebé!