Eventos anteriores


Retiro em Famalicão – Anadia, 24 de maio de 2014

O quarto retiro aconteceu de novo no Centro Social S. José de Cluny. Era dia de Nossa Senhora Auxiliadora, o que nos encheu de alegria.

Foram cinco as famílias que responderam ao desafio e aceitaram fazer esta experiência de Bodas connosco. Vinham de vários pontos do país, atraídas pelo blogue Uma Família Católica. Entre elas, estava a Família Batista, da diocese de Santarém. Foi o primeiro de muitos encontros com uma família que, de imediato, abraçou o ideal das Famílias de Caná, e hoje é responsável pela Aldeia de Caná S. João Batista.

A amizade entre pequenos e grandes foi praticamente imediata: As crianças saltavam dos carros e dois minutos depois já corriam e andavam de triciclo com os nossos filhos; e nós, os pais, nem desses dois minutos precisámos, pois há muito que ansiávamos por este encontro, depois de meses a trocar mails e comentários no blogue.

A Vera e a São, educadoras de infância há muitos anos e verdadeiras mães de Famílias de Caná, encantaram os mais novos com as histórias da Bíblia que lhes contaram e os trabalhos que com eles fizeram, entre muitas brincadeiras.

Os jovens trabalharam o dia todo com o Niall. Começaram com uma bela caminhada até ao Centro Hípico, onde todos puderam explorar a natureza e reflectir sobre a presença de Deus entre nós. Depois, de volta ao Centro Social, os jovens construíram um magnífico estandarte com a mensagem da sua reflexão: “Levanta-te!” – a Palavra que Deus dirigiu a Abraão, a Moisés, e a todos os santos ao longo da História, pois há um caminho a percorrer e uma meta a alcançar…

Juntos, pais e filhos, tivémos momentos intensos de oração, onde até dançámos para o Senhor. Juntos, rimos à gargalhada com o espectáculo de ilusionismo do Francisco.

No final, os mais novos queriam ficar e continuar a brincadeira. E os mais velhos? De repente, já todos marcávamos piqueniques em conjunto, novos momentos de oração comum, e tantas outras ideias giras, que continuamos a pôr em prática dia após dia…

Comments are closed