O segundo retiro de Almada aconteceu na Quinta do Conde, paróquia da família do Edu e da Carmina, que tínhamos conhecido no primeiro retiro de Proença-a-Nova e que tinham depois organizado o primeiro retiro de Almada. A amizade entre as nossas duas famílias não parou de crescer desde o primeiro dia em que estivemos juntos, e tanto os pequenos como os grandes encontramos nesta amizade um sinal precioso do amor do Senhor.
O retiro aconteceu na Igreja da Boa Água, onde à porta, curiosamente, uma enorme bilha nos parecia acolher. Lá dentro, 64 crianças e jovens faziam festa, enquanto vários adultos, membros de Famílias de Caná, se desdobravam em atividades, jogos e ensinamentos para que o retiro fosse, também para os mais novos, um encontro autêntico com o Senhor.
Entretanto, os adultos refletiam sobre este caminho de santidade que nos oferece a oração familiar e a vida sacramental familiar. Entre estes adultos, estavam famílias vindas de longe, do Alentejo e do Algarve, leitoras do blog Uma Família Católica desejosas de nos conhecer e de experimentar, connosco, a alegria da salvação. Que bom que foi conhecermo-nos pessoalmente!
A eucaristia, a meia-hora de adoração e os vários momentos de oração familiar ao longo do dia tornaram Jesus verdadeiramente presente entre nós. No fim do dia, todos nos sentimos invadidos de uma paz jovial e profunda.