Conhecer

Carta fundacional

Origens

As Famílias de Caná nasceram quando a Família Power sentiu o chamamento de Deus para partilhar com outras famílias a sua forma particular de ser Igreja Doméstica. Niall e Teresa conheceram-se na Alemanha em 1992, a meio dos seus cursos universitários, inseridos no projeto Erasmus de intercâmbio de estudantes. Uniu-os desde o início à fé católica e um grande amor a Nossa Senhora, a quem se consagraram no dia do seu casamento, a 27 de julho de 1996, em Fátima.

Apoiados pelo seu pároco Padre José Fernandes, da paróquia da Nossa Senhora da Conceição em Mogofores, Anadia, organizaram o primeiro retiro das Famílias de Caná no dia 14 de setembro de 2013. Teve lugar, curiosamente, numa quinta que costuma acolher festas de casamento. Eram quase todas famílias amigas da família Power. O entusiasmo dos participantes foi contagiante, e no retiro seguinte havia já mais famílias desafiadas a experimentar esta dinâmica de fé familiar.

No dia 29 de junho de 2016, Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, deu a aprovação eclesiástica ao Movimento, e as Famílias de Caná juntaram-se no dia 3 de julho para celebrar tão grande acontecimento, numa Eucaristia presidida pelo senhor bispo.

Missão, Carisma e Espiritualidade

Ser Família de Caná é um estilo de vida, uma forma particular de ser família na grande família da Igreja Católica. A missão, carisma e espiritualidade são desenvolvidas na Carta Fundacional do Movimento.

Com as Famílias de Caná, a fé vive-se e celebra-se primeiramente em família. “Eu e a minha família serviremos o Senhor” (Jos 24, 15) proclamou Josué ao chegar a Canaã. As Famílias de Caná querem ser Igrejas Domésticas, pequenos oásis de fé cristã verdadeiramente vivida e celebrada, onde educar seja desafiar para a santidade e crescer seja uma aventura rumo ao Céu.

Ser Família de Caná é um compromisso familiar do cristão, sem qualquer ato público ou distintivo exterior. As Famílias de Caná devem procurar viver ativamente a sua fé nas paróquias onde vivem, estando disponíveis para fazer tudo o que Jesus disser.

Retiros em família e ensinamentos

Para auxiliar nesta caminhada de santidade, às Família de Caná, e a todas as outras famílias que desejam participar ocasionalmente, são propostas vários retiros e encontros, e todos os primeiros sábados recebem um curto ensinamento.

O Canto de oração

A Família de Caná constroi em casa um lugar para a oração e aí se reúne uma vez por dia, em clima de alegria, simplicidade e disponibilidade.

Bíblia, o Rosário e os Sacramentos

Como na casa de Nazaré, a Família de Caná conta as histórias da Bíblia e medita nos mistérios da vida de Jesus, na companhia de Maria, pelo Rosário diário. A Família de Caná celebra os sacramentos o mais possível em família.

Serviço ao próximo

Praticamos as obras de misericórdia, tornando-nos “Famílias-Cântaro”. A Família de Caná visita o seu próximo, servindo-o com amor e levando-lhe Jesus.